Hoje, 15 de agosto, é celebrado o Dia da Imigração Chinesa no Brasil. A data foi marcada pela divulgação do concurso de desenho promovido pelo Consulado-Geral da República Popular da China em São Paulo, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP).
Essa é a 4ª edição do concurso, que visa disseminar a cultura chinesa no Brasil. O tema este ano foi “Da Imigração aos Dias Atuais: Intercâmbio e Integração Cultural China – Brasil”. O número de escolas inscritas em 2023 ano foi mais que o dobro do ano passado e, ao todo, foram inscritos 601 desenhos.
Após a avaliação de uma comissão, os vencedores foram anunciados em uma sessão especial no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP, nesta terça-feira.
Em sua fala, a Cônsul-Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, destacou os laços de amizade entre os dois países, lembrando que, em 2023, completam-se 49 anos das relações diplomáticas com a República Popular da China. Também elogiou os alunos participantes e reconheceu o esforço de cada um para retratar a história dos imigrantes e a amizade China-Brasil.
Os deputados estaduais Paulo Fiorino e Maurici compuseram a mesa de honra, ao lado da embaixadora Chen Peijie e Míriam Prado, chefe de gabinete da SEDUC.
Na avaliação de Míriam “o evento foi maravilhoso e vamos continuar com essa parceria, fazendo outro no ano que vem. Os desenhos enviados foram de alto nível e é maravilhoso ver essa grande participação deles”.
Os resultados
O concurso tinha três categorias, com premiações para primeiro, segundo e terceiro lugares. As premiações foram, respectivamente, uma pulseira inteligente, um tablet e um notebook.
Na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano); o vencedor foi Vitor Hugo de Queiroz, da EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira, em Penápolis.
O aluno Liniker Gabriel Serafim Pereira, da EE Professor Achiles Rodrigues, em Vargem Grande, foi o vencedor na categoria Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano).
Já na categoria Ensino Médio (1ª a 3ª série), a ganhadora foi Clara Delcorso Gonzaga, da EE Capitão Horácio Antonio do Nascimento, em Tabapuã.
Clara tem 15 anos e ficou emocionada por ver seu trabalho premiado. “O meu desenho juntou o boi-bumbá e o dragão, reunindo elementos culturais da China e do Brasil”, explicou.
Os desenhos de todos os finalistas de 2023 foram exibidos no salão da ALESP.
Confira como foi na íntegra