O Consulado-Geral da China em SP doou este mês 1.200 livros para a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), via Fundo Social de São Paulo. A doação é resultado de um protocolo de intenções assinado em 2021 entre o Consulado, a Seduc e a Secretaria de Relações Internacionais.
São seis títulos, em português, de obras infanto-juvenis de autores chineses ilustrados em giz e aquarela, que contam histórias tradicionais chinesas.
O termo de doação foi assinado pela Cônsul-Geral da República Popular da China, Chen Peijie, e pela Primeira-Dama e Presidente do Fundo Social de São Paulo, Luciana Garcia.
“O intercâmbio entre as duas culturas constrói uma ponte para aproximação entre os dois povos e cria uma força motriz para o nosso progresso comum”, afirmou a Cônsul-Geral da República Popular da China.
O Secretário de Estado da Educação, professor Hubert Alquéres, destacou na ocasião que “A educação na China é exemplar, as crianças aprendem muito e nós temos muito o que trocar com a China também nessas áreas. Por isso, houve essa aproximação entre o Governo de São Paulo e o Governo Chinês”.
Além da doação de livros, o protocolo de intenções também prevê intercâmbios entre os alunos paulistas e chineses e o ensino do mandarim, língua que está se tornando cada vez mais relevante no cenário diplomático e econômico internacional.
* Com informações de Seduc.