A lenda dos quatro animais celestiais

Cada uma das poderosas criaturas guarda um dos pontos cardeais e se relaciona com estações do ano, cores e elementos

A mitologia chinesa traz quatro poderosos animais como guardiões dos pontos cardeais terrestres: o Dragão Azul do Leste, o Pássaro Vermelho do Sul, o Tigre Branco do Oeste e a Tartaruga Negra do Norte. Eles são associados a elementos da Teoria das Cinco Transformações e às estações do ano. Cada criatura possui suas próprias características e histórias de origem.

O significado das cores na China

 

De acordo com registros históricos, o surgimento do conceito dos quatro animais mitológicos se deu no período Neolítico. Arqueólogos encontraram representações do dragão e do tigre feitas com conchas e ossos em uma tumba descoberta em Henan, datada a aproximadamente 5.300 a.C. Acredita-se que essa ideia tenha acompanhado o mito chinês da criação do mundo por Pan Ku.

 

O Dragão Azul do Leste

O Dragão Azul do Leste

Qinglong é a criatura que guarda o Leste. É associado à primavera e à madeira. O dragão é considerado o mais nobre dos animais na cultura chinesa e, por isso, é definido como o líder deste grupo. Características inerentes ao animal – justiça, benevolência e fartura – fazem contraponto à sua temível e poderosa aparência.

 

O Pássaro Vermelho do Sul

O Pássaro Vermelho do Sul

Conhecido como Zhuque, é frequentemente associado à fênix. Responsável pelo Sul, é relacionado ao verão e ao fogo. Segundo a tradição, o pássaro e o dragão são vistos como um par. Imperadores costumavam ter dragões bordados em seus trajes, enquanto imperatrizes e concubinas portavam o zhuque em estampas e adornos. É símbolo da sorte.

 

O Tigre Branco do Oeste

O Tigre Branco do Oeste

Baihu é o deus do Oeste e está ligado ao outono e ao metal. Por ser considerado um símbolo de força e coragem, é comumente associado às Forças Armadas. Adornos de jade no formato de tigre eram portados por comandantes do exército chinês na Era das Dinastias. O animal também costumava ser esculpido na porta das tumbas para proteger os mortos contra os maus espíritos.

 

A Tartaruga Negra do Norte

A Tartaruga Negra do Norte

Xuanwu é a criatura associada ao Norte, ao inverno e à água. Acredita-se que a tartaruga proporcione longevidade e sabedoria. É geralmente retratada com uma serpente envolvendo seu corpo. De acordo com algumas lendas chinesas, a tartaruga possui poderes de adivinhação: seu casco seria um portal para o oculto, onde ela poderia ver o futuro. Em posse das respostas, o animal poderia voltar para o “mundo real” e mostrar o que viu através de sinais.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

mulheres chinesas

Igualdade de gênero na China

Como a fundação da República Popular da China incentivou a emancipação feminina e a busca por igualdade entre homens e mulheres