A lenda dos quatro animais celestiais

A lenda dos quatro animais celestiais

Cada uma das poderosas criaturas guarda um dos pontos cardeais e se relaciona com estações do ano, cores e elementos

A mitologia chinesa traz quatro poderosos animais como guardiões dos pontos cardeais terrestres: o Dragão Azul do Leste, o Pássaro Vermelho do Sul, o Tigre Branco do Oeste e a Tartaruga Negra do Norte. Eles são associados a elementos da Teoria das Cinco Transformações e às estações do ano. Cada criatura possui suas próprias características e histórias de origem.

O significado das cores na China

 

De acordo com registros históricos, o surgimento do conceito dos quatro animais mitológicos se deu no período Neolítico. Arqueólogos encontraram representações do dragão e do tigre feitas com conchas e ossos em uma tumba descoberta em Henan, datada a aproximadamente 5.300 a.C. Acredita-se que essa ideia tenha acompanhado o mito chinês da criação do mundo por Pan Ku.

 

O Dragão Azul do Leste

O Dragão Azul do Leste

Qinglong é a criatura que guarda o Leste. É associado à primavera e à madeira. O dragão é considerado o mais nobre dos animais na cultura chinesa e, por isso, é definido como o líder deste grupo. Características inerentes ao animal – justiça, benevolência e fartura – fazem contraponto à sua temível e poderosa aparência.

 

O Pássaro Vermelho do Sul

O Pássaro Vermelho do Sul

Conhecido como Zhuque, é frequentemente associado à fênix. Responsável pelo Sul, é relacionado ao verão e ao fogo. Segundo a tradição, o pássaro e o dragão são vistos como um par. Imperadores costumavam ter dragões bordados em seus trajes, enquanto imperatrizes e concubinas portavam o zhuque em estampas e adornos. É símbolo da sorte.

 

O Tigre Branco do Oeste

O Tigre Branco do Oeste

Baihu é o deus do Oeste e está ligado ao outono e ao metal. Por ser considerado um símbolo de força e coragem, é comumente associado às Forças Armadas. Adornos de jade no formato de tigre eram portados por comandantes do exército chinês na Era das Dinastias. O animal também costumava ser esculpido na porta das tumbas para proteger os mortos contra os maus espíritos.

 

A Tartaruga Negra do Norte

A Tartaruga Negra do Norte

Xuanwu é a criatura associada ao Norte, ao inverno e à água. Acredita-se que a tartaruga proporcione longevidade e sabedoria. É geralmente retratada com uma serpente envolvendo seu corpo. De acordo com algumas lendas chinesas, a tartaruga possui poderes de adivinhação: seu casco seria um portal para o oculto, onde ela poderia ver o futuro. Em posse das respostas, o animal poderia voltar para o “mundo real” e mostrar o que viu através de sinais.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também