A mágica do Teatro de Marionetes chinês

O Teatro de Marionetes carrega a história da China em seu universo mágico de bonecos, panos artesanais, músicas tradicionais e ambientação. Além das Marionetes, o teatro dos Bonecos de Luva, Os Fantoches de Vara e o teatro de Sombras fazem parte da magia teatral chinesa.

A arte como representação da vida encontrou no teatro uma das variadas formas de expressão. E, dentre as expressões cênicas, o universo das Marionetes foi uma das formas de longa e relevante tradição artística na China, tendo iniciado na Dinastia Qing (de 1644-1912), e se disseminado por toda a cultura oriental, especialmente em Taiwan.

Flickr Fanny Zara

Presentes em festivais e nas grandes comemorações nos templos chineses, as marionetes, chamadas de “luzes douradas” (金光 – jin guang), se movimentam com panos simples pintados ao fundo, efeitos especiais de som e iluminação. A atratividade desta arte ganhou tanta relevância na China a ponto de ocupar espaço em apresentações desenvolvidas exclusivamente para a televisão e com recursos tecnológicos.

O estilo das apresentações mudou muito ao longo da história e, das versões clássicas ao som da música “nan guan” (南管) e baladas do estilo Chaozhou, surgiu o teatro moderno com a ópera e o pop japonês.

Apesar de muitos grupos teatrais terem encerrado suas atividades após a fundação da República Popular da China, em 1949, a cultura das marionetes foi resgatada a partir da década de 1980. Hoje em dia é possível encontrar grupos teatrais espalhados por todo o mundo.

Aqui no Brasil também temos nossa versão do Teatro dos Marionetes. Os conhecidos “Mamulengos” são herança das primeiras apresentações de bonecos de luva trazidos pelos portugueses e espanhóis no Brasil Colônia. As primeiras encenações públicas de grupos de marionetes datam do século XVIII, no Rio de Janeiro.

Ao que parece, brasileiros e chineses trazem, em suas histórias, o Teatro de Marionetes!

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Lendas

As lendas e os mitos tem papel fundamental na cultura da China. Centenas de lendas fazem parte do imaginário e da identidade do país.

Música

Com características marcantes e uma intensa renovação de estilos, a música chinesa encanta com a sua delicadeza.

Yakissoba

A rica culinária chinesa

Nesta matéria sugerimos alguns dos pratos mais famosos para que você possa se deliciar com o sabor único da gastronomia do país