Como é comemorado o Ano Novo Chinês?

Descubra quais são os costumes, as tradições e as superstições dos chineses para a última noite do ano

O Ano Novo Chinês 2020 será celebrado em 25 de janeiro, seguindo o calendário lunisolar adotado há milênios pelo país. Pessoas do mundo inteiro celebrarão a chegada do Ano do Rato. A comemoração também é conhecida como Festival da Primavera por ser realizada no início da estação e por representar a chegada de uma vida nova.

Descubra como funciona o calendário chinês

 

A dança do dragão leva multidões para as ruas das cidades chinesas
A dança do dragão leva multidões para as ruas das cidades chinesas

Grandes celebrações costumam acontecer nas principais cidades chinesas. As pessoas se divertem com as apresentações da dança do leão e da dança do dragão, entre outras performances. Todas as ruas, edifícios e casas são decorados com objetos vermelhos – lanternas, faixas e imagens que representam a prosperidade. Milhões de fogos de artifício são lançados aos céus no primeiro minuto do novo ano. A tradição tornou-se essencial para a festa.

Um espetáculo de cores ilumina o céu da China para a chegada do novo ano
Um espetáculo de cores ilumina o céu da China para a chegada do novo ano

A troca de presentes também é muito tradicional. Os mais comuns, principalmente entre os jovens, são os envelopes vermelhos. Geralmente contém dinheiro e acredita-se que tragam boa sorte. A versão digital via WeChat tornou-se muito popular entre amigos menos íntimos ou conhecidos.

  Entenda o significado das cores na China

 

O jantar com a família também é muito importante. É considerado a refeição mais importante no ano. Todos os membros vêm de longe para se reunir com seus entes queridos, dividir deliciosos pratos e assistir ao Festival de Gala da Primavera – um dos programas de TV mais assistidos na China. Entre os pratos tradicionais mais significativos para a ceia estão o peixe, que simboliza a prosperidade, os quitutes chineses, que atraem riqueza, e o bolo de arroz para quem busca uma posição profissional melhor.

O bolo de arroz é um dos pratos mais esperados da ceia
O bolo de arroz é um dos pratos mais esperados da ceia

Assim como os ocidentais, os chineses acreditam que as primeiras horas do primeiro dia afetam o resto do ano. Por isso evitam algumas atitudes. Varrer o chão no dia do Ano Novo Chinês pode mandar embora toda a sorte que chegou. Acender pequenos fogos de artifício no quintal ou na porta de casa assusta e afasta os maus espíritos.

Para celebrar o início do Ano do Rato, o Ibrachina realiza um show de projeções no Edifício Anchieta – Avenida Paulista, 2584. O espetáculo acontece nos dias 25 e 26 de janeiro, das 20h às 00h. O Instituto promove na manhã do dia 25 uma mega aula de Tai Chi Chuan na Ibrachina Arena – Rua Borges de Figueiredo, 1325, das 8h às 10h. Os interessados na atividade devem confirmar presença pelo e-mail [email protected] e comparecer com roupas leves e tênis.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também