Conheça os mais famosos destinos turísticos da China

Conheça os mais famosos destinos turísticos da China

Descubra quais são os locais mais procurados pelos turistas e algumas peculiaridades do país

A China é um dos países mais ricos em cultura no mundo. Visitá-la é entrar em contato com costumes e tradições de cerca de ⅕ da população mundial. O protagonismo chinês na tecnologia, inovação, arquitetura e arte atrai milhões de visitantes anualmente. Nesta matéria destacamos paradas obrigatórias para quem está de malas prontas para conhecer essa gigante nação.

A Cidade Proibida é um dos museus mais visitados da China. Foi classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1987. O complexo de edifícios foi construído na Dinastia Ming no centro de Pequim e serviu como residência de imperadores até a Dinastia Qin. É considerado um dos maiores palácios do mundo, com área total equivalente a 72 campos de futebol de tamanho padrão.

O complexo palacial é uma cidade dentro de outra
O complexo palacial é uma cidade dentro de outra

A Grande Muralha da China é outra impressionante herança da Era das Dinastias. A estrutura de quase 22 mil km de extensão foi construída por cerca de 300 mil soldados e levou mais de 2 mil anos para ficar pronta. Passa por 15 províncias e regiões chinesas. Recebeu da UNESCO um lugar no seleto hall das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Mais de 10 milhões de turistas visitam anualmente as áreas mais conservadas da muralha.

O monumento é um dos lugares mais visitados pelos turistas na China
O monumento é um dos lugares mais visitados pelos turistas na China

O Exército de Terracota foi construído há cerca de 2.200 anos para servir o imperador Qin Shi Huang em sua vida após a morte. A coleção de estátuas localizada na província de Xianxim é composta por mais de 8 mil soldados, 130 carruagens e 670 cavalos, além de músicos, acrobatas e concubinas. O Exército impressiona não só pela quantidade de figuras mas também pela riqueza nos detalhes: não há duas estátuas com feições iguais.

Cada estátua da coleção possui feições próprias
Cada estátua da coleção possui feições próprias

A China é um dos países com o maior número de museus por habitante. Segundo a embaixada da República Popular da China no Brasil, o país tem 3.589 museus em todo seu território. Para se ter uma ideia, em 2011 o país construiu 390 novos museus. Muitos possuem um propósito multifuncional e misturam história, etnografia, política, arte e entretenimento. Entre os mais famosos estão o Museu Nacional de Xangai, o Museu de História de Xianxim, o Palácio de Potala e o Museu de Ciência de Hong Kong.

Uma das áreas externas do Museu de Ciência de Hong Kong
Uma das áreas externas do Museu de Ciência de Hong Kong

Os festivais celebrados ao longo do ano fazem parte da tradição chinesa. Muitos deles foram originados a partir de lendas milenares. O Festival da Lua, celebrado entre setembro e outubro, começou como uma celebração às boas colheitas. Os chineses costumam se reunir em família na noite de lua cheia. Uma das lendas que envolve o festival fala sobre o voo de Chang’e para o Palácio Lunar.

Representação da lenda de Chang’e no Festival da Lua
Representação da lenda de Chang’e no Festival da Lua

O Qixi é outro festival milenar baseado em um antigo conto. É conhecido como o Dia dos Namorados chinês e nasceu na Dinastia Han. Sua origem está ligada à lenda do romance proibido entre a tecelã Zhinü e o pastor Niulang. Os apaixonados aproveitam a data para trocar chocolates e presentes, além de se casarem ou mesmo renovarem seus votos.

Festival Qixi: o Dia dos Namorados chinês
Festival Qixi: o Dia dos Namorados chinês (China Stringer Network/Reuters)

Muitas regiões chinesas possuem peculiaridades interessantes. As mulheres da vila de Huang Luo na região de Guangxi são famosas por seus longos cabelos. A maioria deixa seus fios crescerem mais de 1,5m, e essa tradição já apareceu no Livro dos Recordes. A vila possui um teatro onde as moradoras vestem trajes tradicionais, cantam e dançam, e demonstram como lavam e penteiam seus fios com um composto de água de arroz de fabricação própria.

Mulheres Yao penteiam seus cabelos
Mulheres Yao penteiam seus cabelos

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Arquitetura Chinesa

A arquitetura chinesa tem um estilo único e funcional. Cores marcantes, telhados singulares e formas retangulares. É uma mistura de tradição e modernidade.