Festival das Lanternas encerra celebração de Ano Novo Chinês

O evento ocorre no dia 15 do primeiro mês do calendário lunar chinês, quando aparece a Lua cheia

O Festival das Lanternas, também conhecido como Festival Yuanxiao, em chinês, é a celebração que fecha as comemorações do Ano Novo Chinês. O nome foi dado devido às lanternas que são penduradas pelas famílias do lado de fora de suas casas. O festival ocorre no dia 15 do primeiro mês do calendário lunar chinês, quando aparece a lua cheia. Neste ano, este dia é hoje: 26 de fevereiro.

A culinária também é representada com a tradição de cozinhar bolinhos de arroz glutinosos. Eles são feitos para serem desfrutados em família. Os templos são enfeitados com lanternas luminosas e ocorrem eventos culturais, como as apresentações de danças do Leão e Dragão, músicas, kung fu e artes visuais. 

Para quem não quer sair às ruas pode acompanhar transmissões na televisão estatal chinesa e em emissoras locais. Elas promovem eventos de galas para celebrar o festival. As apresentações incluem canto, dança, talk shows, esquetes cômicas, ópera tradicional e acrobacia.

O encerramento do Festival de Ano Novo Chinês é um deleite de cores, sons, luzes e beleza. Definitivamente uma experiência inesquecível a quem participa!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Xinyiquan

Xinyiquan ou boxe da mente e forma, é um estilo de arte marcial chinesa. Também é conhecido como boxe dos cinco elementos ou wuxingquan.