Imprescíndivel nos banquetes da China: as bebidas tradicionais

Parte da gastronomia chinesa, as bebidas tradicionais são produzidas a partir de uma técnica milenar de fermentação.

Segundo a tradição chinesa todo banquete deve ser acompanhado de uma bebida tradicional. É o que diz o ditado “wu jiu bu cheng xi” 无酒不成席, que traduz a importância de receber as pessoas com bebida e comida de qualidade.

A filosofia de Confúcio (551 – 449 a.C) prescreve que a hospitalidade é um grande valor e que é importante receber bem as pessoas e oferecer-lhes o melhor. A bebida alcóolica não é considerada apenas alimento, mas carrega aspectos emocionais, como um espírito nascido dos cereais.

O álcool tem a mesma pronúncia do caractere (jiu, para sempre) e sua pronúncia é semelhante aos caracteres (you, possuir) e (shou, longevidade), o que demonstra como esta tradição está ligada ao que é auspicioso.

Na Antiguidade, o álcool não podia faltar nas cerimônias de sacrifício, em banquetes de festa e nas grandes celebrações. A fabricação de bebida alcóolica na China existe há mais de seis mil anos. Novo métodos de fermentação e diversas pesquisas produziu bebidas completamente originais no país.

Os utensílios para beber também passaram por muitas transformações ao longo do tempo. Do zun (taça) até o zhong (copinho), muitos produtos surgiram, bem como os modos de consumo. Os chineses têm predileção pelo baijiu, licor branco, e huangjiu, vinho amarelo de arroz. Em festas com amigos e familiares é comum beber o baijiu e fazer desejos de prosperidade e bonança.

Costuma-se dizer na China que os sentimentos profundos estão enterrados na bebida alcóolica. Em ocasiões formais, a preocupação com o ambiente e a regras de etiqueta são complementares a qualidade da bebida oferecida. É importante ressaltar que os chineses acreditam no equilíbrio e no bem estar. Por isso, a bebida deve ser consumida com moderação.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Qigong

Qigong, Chi Kung ou Kikō são exercícios corporais da Medicina Tradicional Chinesa. Com a finalidade de estimular e promover a circulação de energia, a técnica promove o bem estar e o equilíbrio energético.

Festivais

A China celebra sua história e tradição nos famosos festivais. Um dos eventos mais celebrados no país é o Festival da Primavera e Festival das Lanternas, que marca a chegada do ano-novo Lunar.