Monjas que praticam o kung fu

Monjas praticam kung fu para combater estereótipos

As mulheres de um monastério que fica na região do Himalaia se dividem entre preces e a prática da arte marcial

As monjas do convento Druk Gawa Khilwa, que fica na região do Himalaia, acordam todos os dias por volta das 4 da manhã, vestem seus uniformes e começam a praticar kung fu. O comportamento que seria impensável há alguns anos reflete um dos objetivos dessas mulheres: combater a estereotipação e a desigualdade de gênero, entre outras demandas femininas.

O convento possui cerca de 800 membros e está associado à histórica escola Drukpa de Budismo Tibetano. O local foi fundado em 2008 por Gyalwang Drukpa, chefe espiritual da escola que leva o seu nome, com o objetivo de dar voz para as mulheres dentro do budismo. O ativista se inspirou nas monjas vietnamitas que treinam para o combate.

Monjas praticam diariamente o kung fu - Foto: Ahmer Khan
Monjas praticam diariamente o kung fu – Foto: Ahmer Khan

O local se tornou um centro de atividades: há aulas de inglês junto com o treinamento de kung fu, além de aulas de habilidades rudimentares de negócio e de como conduzir preces budistas. Mulheres do Butão, Nepal, Índia e Tibete vivem juntas nesse lugar de adoração, e não é incomum ver monjas falando várias línguas diferentes.

As atividades das monjas vão além das realizadas in loco: recentemente elas fizeram uma viagem de bicicleta que durou três meses e percorreu mais de 8 mil quilômetros do Nepal às montanhas de Ladakh, no norte da Índia. Nas diversas paradas que fizeram em cidades ao longo do percurso, as monjas falaram sobre igualdade de gênero e sobre o tráfico humano.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Vestimentas

As vestimentas tradicionais da China variaram ao longo dos diferentes períodos históricos e contextos sociais. Diferente da cultura do ocidente, os chineses não adotaram o estilo contemporâneo imediatamente.

Opera Chinesa

A Ópera Chinesa é um patrimônio cultural da China. Mistura de diversos elementos da arte dramática, a ópera é a expressão da cultura do país.