O significado das cores na China

O significado das cores na China

De acordo com a tradição, cada cor representa um elemento e pode atrair energias positivas ou trazer azar

A China possui uma escala de cores cheias de simbolismo que são usadas em diferentes combinações nas cerimônias, festivais e rituais. Estas cinco tonalidades são relacionadas à Teoria dos Cinco Elementos: vermelho simboliza fogo, amarelo significa terra, verde representa madeira, branco designa metal e preto, a água.

O vermelho é a cor mais popular na cultura chinesa. Ela é relacionada ao fogo e representa felicidade e prosperidade. O vermelho é amplamente utilizado na celebração do Ano Novo Chinês e em outras comemorações, como casamentos. É comum a troca de envelopes desta cor entre as pessoas como forma de desejar boa sorte.

As pessoas costumam presentear com envelopes vermelhos contendo dinheiro
As pessoas costumam presentear com envelopes vermelhos contendo dinheiro

O amarelo é a cor da nobreza. Representa a terra e simboliza o poder e a sabedoria. Na Era das Dinastias, esta cor era reservada aos imperadores. O amarelo é tão importante que revestiu palácios imperiais e foi o tom principal de estandartes oficiais. Uma visão aérea da Cidade Proibida mostra várias áreas revestidas com azulejos amarelos. Por ter sido conhecida como “Terra Amarela”, a China ainda mantém a cor na bandeira oficial atual.

O imperador Qianlong da Dinastia Qing em vestes amarelas
O imperador Qianlong da Dinastia Qing em vestes amarelas

Ocidente e Oriente conferem à cor verde simbolismos similares. Ele representa a madeira e está associado à saúde e à esperança. Também está ligado à limpeza e à pureza. Algumas embalagens para leite, por exemplo, são feitas em material esverdeado para indicar que o produto está livre de contaminação.

Acredita-se que utilizar a cor verde na decoração da casa atrai longevidade aos moradores
Acredita-se que utilizar a cor verde na decoração da casa atrai longevidade aos moradores

O branco representa o metal e simboliza a pureza e a renovação. Já a cor preta está associada à seriedade e à autoridade. Esse tom está ligado à água e era usado pelos dignitários imperiais. Por esses motivos, carros do governo e os uniformes dos policiais são todos pretos.

A tradição chinesa diz que algumas cores atraem energias negativas. O verde é constantemente associado à infidelidade. O preto está ligado ao “obscuro: a palavra “máfia” pode ser traduzida para o chinês como “sociedade preta”. O branco é a cor usada em velórios e funerais, e muitos acreditam que pode trazer má sorte.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Festivais

A China celebra sua história e tradição nos famosos festivais. Um dos eventos mais celebrados no país é o Festival da Primavera e Festival das Lanternas, que marca a chegada do ano-novo Lunar.

Festival de Inverno de Harbin

Começou neste sábado (5), o maior festival de inverno do Hemisfério Norte, na cidade de Harbin (China). O evento, que teve sua origem na década