Por dentro dos hutongs de Pequim

Por dentro dos hutongs de Pequim

As vizinhanças típicas do norte do país mantém características históricas da China Imperial

Os hutongs são ruas ou becos estreitos formados por pequenos edifícios tradicionais, dispostos em conjuntos de quatro ao redor de um pátio. As ruelas se cruzam e serpenteiam pelas quadras de maneiras confusas – muitos turistas acabam se perdendo quando não estão acompanhados por um guia ou um local. A largura dos hutongs pode variar entre 40 centímetros e 10 metros. São frequentemente vistos nas áreas centrais de cidades que ficam ao norte da China, entre elas, Pequim.

Um típico hutong de Pequim
Um típico hutong de Pequim

Os hutongs ganharam força durante as dinastias Ming (1368 – 1644) e Qing (1644 – 1912), quando os militares e as classes mais abastadas da sociedade chinesa começaram a construir suas residências em torno da Cidade Proibida. Uma das mais famosas residências da corte chinesa é o Grande Pátio da Família Qiao, na província de Xanxim (foto abaixo). A plebe também construiu residências no mesmo formato nos arredores da capital mas, sem planejamento, acabaram com conjuntos de edifícios dispostos aleatoriamente que formaramo ruas e becos mais estreitos.

O Grande Pátio da Família Qiao é um exemplo da imponência das construções residenciais da aristocracia chinesa na Era das Dinastias
O Grande Pátio da Família Qiao é um exemplo da imponência das construções residenciais da aristocracia chinesa na Era das Dinastias

Conheça 4 arquitetos que inovaram a arquitetura chinesa!

 

Cada hutong tem seu próprio nome, que informa sobre sua origem, localização ou histórico. Boa parte das residências não possui banheiro, por isso é muito comum ver seus habitantes indo aos banheiros comunitários ou então lavando roupas nas zonas comuns da região. As crianças brincam nas ruas enquanto os mais velhos seguem com suas atividades cotidianas. E não é surpresa ver pessoas circulando vestindo seus pijamas: os hutongs são verdadeiras comunidades familiares.

Os hutongs são como uma grande comunidade familiar, onde todos se conhecem
Os hutongs são como uma grande comunidade familiar, onde todos se conhecem

Com o passar dos anos e com o crescimento da cidade, muitos hutongs deram lugar a edifícios modernos e mais amplos. Dos cerca de 6 mil bairros existentes em 1949, sobraram menos de mil – muitos deles se tornaram atrações turísticas. O governo de Pequim tomou algumas medidas para preservação desses espaços históricos. Vivenciar o dia a dia dessas vizinhanças é entrar em contato com a cultura tradicional e com o passado da sociedade chinesa.

Conheça os mais famosos destinos turísticos da China!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Kung Fu

O Kung Fu é uma arte marcial desenvolvida na China e praticada no mundo todo. Conheça os estilos e a história desta arte milenar.