Por que o ano novo chinês é comemorado em fevereiro?

Entenda porque a data muda a cada ano e a diferença entre o calendário ocidental

As diferenças entre os dois calendários (chinês e ocidental) fazem com que, todos os anos, a data de início de cada Ano Novo Chinês caia diferente do calendário ocidental. O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da Lua como a posição do Sol.

Por isso, o Ano Novo Chinês começa na noite da Lua Nova mais próxima do dia em que o Sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Este dia, em 2021, será 12 de fevereiro!

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda os transformou nos signos do zodíaco chinês.

Os doze animais, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda citada são: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

Saiba mais em: Lendas do Zodíaco Chinês.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Veja também

Opera Chinesa

A Ópera Chinesa é um patrimônio cultural da China. Mistura de diversos elementos da arte dramática, a ópera é a expressão da cultura do país.

A história da seda chinesa

Responsável pelos fios de um dos tecidos mais nobres do mercado mundial, o bicho-da-seda foi identificado na China por volta do século IX a.C em plantações de amora