A terceira temporada do Legal Talks chegou ao seu quinto episódio, transmitido em 9 de setembro de 2021, onde se analisou a situação do “Poder Judiciário em tempos de pandemia”.

O convidado da semana foi a Desembargador Marcelo Buhatem, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Magistrado há dez anos, ele atua na 22ª Câmara Cível.  Antes de ingressar no TJ-RJ, passou 20 anos no Ministério Público fluminense. Em 2020 assumiu a presidência da Andes (Associação Nacional dos Desembargadores).

Durante sua fala, Buhatem enfatizou que o Judiciário não pode ficar distante das partes em nenhum momento. Abordando o tempo que os processos tramitam no país, argumentou  que, com a pandemia, o ritmo dos tribunais também foram afetados, atrasando a expedição de vereditos. “Não é razoável que o tempo médio de cada processo seja de 5 anos e dois meses. Isso demonstra a inaplicabilidade efetiva do princípio da eficiência e da celeridade processual por parte dos órgãos do Poder Judiciário”.

Ele esmiuçou o tema na conversa com os coordenadores Guilherme Caputo Bastos, Ministro do TST e presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo – ANDD, e Thomas Law, presidente do Ibrachina e da CEBRAONU.

O Legal Talks é uma realização da APECC, do Ibrachina e da CEBRAONU/OAB.

Assista ao episódio completo:

Compartilhar.