A chinesa Di Wang e o brasileiro André Azambuja, mais conhecidos como Di e Dé, são os responsáveis pelo perfil @CasalDieDe que faz sucesso nas redes sociais.

Nascida em Hegang, nordeste da China, Di formou-se em Idioma Estrangeiro-Português na China e, em 2013, veio fazer um intercâmbio na UFRGS, em Porto Alegre. Acabou conhecendo o publicitário gaúcho André e acabou ficando após conhecer André.

Nenhum dos dois atuam hoje em suas áreas de formação originais. São sócios em uma empresa de odontologia, em Porto Alegre produzindo lentes de contato dentais.

No início do relacionamento, André sabia pouco sobre a cultura chinesa, mas acabou se apaixonando por tudo, especialmente pela gastronomia. O casal já viajou para a China em duas oportunidades. E uma terceira viagem está programada para fevereiro de 2024, no próximo ano novo chinês.

Em entrevista ao Chinese Bridge, André disse que se considera “metade chinês, pois vivemos em casa e no trabalho sob preceitos chineses, que considero excelentes, além de toda refeição que fazemos em casa é de pratos chineses, que a Di prepara muito bem”.

Com uma rotina intensa de trabalho, decidiram gravar vídeos dos poucos momentos de lazer e criaram um perfil no TikTok para publicá-los. “Nosso objetivo foi nos distrair, nos divertir. Algumas pessoas já tinham dito que nossa vida era um pouco diferente da maioria e que tínhamos uma relação muito bonita e interessante, mas não sabíamos se era verdade mesmo, até publicarmos nossos primeiros vídeos, mostrando alguns momentos do nosso dia, e percebermos que muita gente acabou gostando realmente”, contam.

O sucesso foi imediato. Alguns desses vídeos viralizaram, alcançando milhões de visualizações. Com isso, o número de seguidores também cresceu rapidamente.

Questionados sobre essa experiência, contam que “as pessoas enviam mensagens, fazem comentários, elogios, perguntas, dizem palavras de afeto, etc.” Essa ligação com os seguidores acabou surpreendendo o casal. “Não imaginávamos que os vídeos também pudessem nos trazer esse lado positivo, da relação fraternal com pessoas desconhecidas, o que é muito legal. Muita. Nossa ideia era fazer algo para nos alegrar e sem querer estamos alegrando mais pessoas.”

Para Di a produção desse tipo de conteúdo é uma realização. “Eu amo divulgar minha cultura. É um prazer que tenho! Adoro contar aos brasileiros como vivemos na China e tudo mais que posso falar. A coisa que mais gosto de divulgar é nossa culinária. Seja falando sobre o que comemos, presenteando brasileiros com produtos alimentícios chineses que compro online e principalmente cozinhando para os brasileiros, divulgando e apresentando nossa gastronomia. Todos adoram os pratos que preparo e com certeza isso desperta o interesse pela nossa comida aos brasileiros”.

Ela também percebe que existe um interesse crescente dos brasileiros pela China. “Quando vim estudar aqui, há 10 anos, era bem menos. Acredito que as relações comerciais crescentes entre China e Brasil são as maiores responsáveis pelo aumento do interesse pelo idioma, que acaba refletindo em outros setores, como, por exemplo, a Netflix com os seriados chineses, mostrando que há um mundo muito interessante no Oriente. Mais recentemente o TikTok também contribuiu para ampliar essa busca pela China”, finaliza.

Acompanhe Di e Dé nas redes

TikTok https://www.tiktok.com/@casaldiede

Instagram: https://www.instagram.com/casaldiede/

Compartilhar.