O Dia Internacional dos Trabalhadores, também chamado de Dia do Trabalhador ou 国际劳动节 (Guójì Láodòngjié) em chinês, é um comemorado em 1º de maio de cada ano em mais de 80 países. A data é um feriado com uma longa tradição, remetendo ao final do século 19.

Desde seu surgimento, celebra as conquistas dos trabalhadores do mundo. Em 1918, o Primeiro de Maio começou a se espalhar pela China por meio de organizações trabalhistas, que distribuíam panfletos com o slogan “O trabalhador é sagrado”.

Depois da revolução de 1949, a China estabeleceu o dia 1º de Maio como feriado nacional e o país asiático começou a ter desfiles públicos como forma de celebração. Ao contrário de muitos feriados chineses, a data é fixa, baseada no calendário gregoriano em vez do calendário lunar.

Este é um dos feriados chineses mais populares. Desde 2007, o Dia de Maio (五一节, Wǔ-Yī Jié), passou a ser celebrado durante pelo menos três dias, mas muda a cada ano, como um final de semana prolongado. Por exemplo, se o Dia do Trabalhador cair em uma terça-feira, os outros dois dias de folga serão na segunda-feira anterior e na quarta-feira seguinte.

Feriado prolongado

O Dia do Trabalhador durante muito tempo foi feriado apenas um dia, como na maior parte do mundo. Contudo, em 2000, passou a ser o centro dessa semana festiva, que em 2023 começou em 29 de abril e vai até 3 de maio.

A população aproveita o feriado prolongado para fazer viajar. Por causa do clima quente durante maio na maior parte da China, muitas pessoas optam por fazer passeios em áreas naturais. Também lotam os teatros e locais de espetáculos.

Anualmente, os lojistas oferecem grandes descontos para mercadorias em lojas de todo o país. Isso visa estimular a economia e permite aos trabalhadores comprem eletrônicos, roupas e outros produtos a preços baixos. Isso fez com que as compras se tornassem uma das atividades favoritas do Dia do Trabalhador na China.

Nas ruas das cidades é possível ouvir apresentações de música ao vivo, com bandas e DJs. Para homenagear os trabalhadores e a história chinesa, também há desfiles com carros alegóricos e bandas marciais. Beijing e outros locais também têm uma cerimônia de hasteamento de bandeira. A Praça da Paz Celestial costuma ter uma série de atividades para as pessoas que desejam comemorar a data na capital chinesa.

Compartilhar.