O Dia Mundial do Mar é celebrado anualmente em 26 de setembro. A data serve para lembrar a necessidade de proteção dos oceanos e de todas as espécies de animais, plantas e organismos que integram os ecossistemas marinhos.
O Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) tem um compromisso com a implementação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, que também prevê ações de preservação dos oceanos.
Por exemplo, o ODS 14 que versa sobre a vida na água. Ele lembra que a forma “como gerenciamos esses recursos é vital para a humanidade como um todo, para contrabalancear a mudança global do clima”.
Esse é um tema urgente. Afinal, a preservação dos mares e oceanos interfere no ar que respiramos, na estabilidade do clima, em várias atividades econômicas e também na segurança alimentar do planeta.
Desde sua fundação, o Ibrachina apoia ações relacionadas ao Direito do Mar, área do direito internacional que visa promover o uso pacifico dos mares e oceanos e promover o uso consciente e conservação dos recursos vivos.
O Instituto é parceiro do curso de Direito do Mar promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Mar – IDMAR. Também apoiou a realização do V Congresso Brasileiro de Direito do Mar, e o evento de comemoração aos 25 anos do Tribunal Internacional do Direito do Mar, em que o presidente do Ibrachina, Thomas Law, foi um dos palestrantes.