No último sábado do mês de abril é comemorado o Dia Mundial do Tai Chi e do Qigong. O Tai Chi Chuan é uma prática popular em várias partes do mundo devido aos seus benefícios para a saúde física e mental.
Para lembrar a data, haverá um grande encontro em São Paulo. O evento gratuito será dia 29 de abril, das 8:30 às 12:00 no Parque da Água Branca (Avenida Francisco Matarazzo, 455), próximo ao bambuzal.
A aula aberta reúne o Centro Dao de Cultura Oriental e professores de diferentes locais e linhagens. Eles demonstrarão ao público um pouco de seus respectivos estilos. É uma oportunidade para o público conhecer um pouco das diferentes linhagens de Tai Chi Chuan – Chen, Yang, Pai Lin e Wu Hao – a partir de formas de mãos e espada. Também haverá apresentação da dança do Dragão e do Leão.
A iniciativa é do grupo Taiji Sem Fronteiras e da Escola Chenjiagou Brasil.
O brasileiro Marco Mouta pratica artes marciais há mais de 30 anos. Ele é professor de Tai Chin Chuan, nos estilos Pai Lin e Chen. Ele explica que a arte corporal oriunda da China “engloba princípios tradicionais tanto da medicina chinesa quanto da filosofia chinesa. É uma arte marcial suave executada com movimentos lentos e fluidos e tem sido uma parte importante da cultura chinesa por séculos”.
Ainda segundo ele, o Tai Chi Chuan “ajuda a equilibrar o fluxo de energia do corpo humano, promove a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito e ensina técnicas de defesa pessoal não violenta”.