O Dia Nacional da China é comemorado anualmente em 1º de outubro. A data celebra a fundação da República Popular da China, em 1949. Geralmente os chineses aproveitam essa semana de folga para se reunir com as famílias e fazer viagens dentro do país ou ao exterior.
Essa é uma data marcante. Foi em 1º de outubro de 1949 que o país passou a ser chamado de República Popular da China, após a “revolução cultural”. Uma celebração oficial da vitória foi realizada na Praça da Paz Celestial, em Beijing, e a nova bandeira apresentada em meio a uma parada militar que reuniu cerca de 300.000 soldados e cidadãos chineses.
Desde então, o Dia Nacional é comemorado em toda China continental e nas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau. Os locais públicos são decorados com bandeiras e flores.
Tradicionalmente, as festividades começam com o hasteamento cerimonial da bandeira nacional chinesa na Praça da Paz Celestial ao nascer do Sol. Na parte da manhã ocorre um grande desfile civil-militar das forças militares do país. De noite fogos de artifício e show de luzes marcam o encerramento.
Desde 1999, o governo chinês ampliou as comemorações para vários dias. Surgiu a Semana Dourada, o mais longo feriado nacional. Entre 1 e 7 de outubro todos os prédios públicos são fechados, o comércio interrompe suas atividades e até as embaixadas e consulados da China param.
73º aniversário é marcado pela retomada econômica
Este ano, em comemoração ao 73º aniversário da República Popular da China, uma escultura de uma cesta de flores e frutas foi instalada na Praça da Paz Celestial na última semana de setembro.
Medindo 18 metros de altura, traz a frase “Abençoe a nossa Nação (1949-2022)”. São 18 tipos de flores e 6 tipos de frutas (maçã, pêssego, laranja, romã, uva e tâmara), símbolos de prosperidade.
Devido à pandemia, nos últimos dois anos a população chinesa precisou conviver com restrições de deslocamento. Agora, com a retomada plena das atividades econômicas, cerca de 68,5 milhões de passageiros viajarão de trem até o dia 8 de outubro, conforme projeções da Companhia Ferroviária Estatal da China.
A capital Beijing, Suzhou, na província de Jiangsu, no leste da China, e Guangzhou, na província de Guangdong, no sul da China, estão entre os destinos mais populares.
O mercado aquecido de turismo também é visto no setor de aviação do país. O VariFlight estima que na Semana Dourada de 2022 o volume de passageiros em voos comerciais pode chegar a mais de 7,8 milhões.
Outro mercado em alta nesses primeiros dias de outubro é o cinema. Sete filmes estrearão durante na Semana Dourada. Quatro deles são adaptações de fatos históricos do país, um gênero bastante popular no país. Os outros três são filmes de animação.
“Apesar do recente impacto do Covid-19, o feriado do Dia Nacional provavelmente terá o melhor desempenho econômico entre os principais feriados deste ano, graças à resiliência da economia chinesa e às notáveis expectativas de recuperação à frente”, disse Zhang Yi, CEO do Media Research Institute ao Global Times.