Em homenagem à emissão do primeiro selo emitido pelos Correios do Brasil, comemora-se em 1º de agosto o Dia Nacional do Selo Postal. Nesta data, no ano de 1843, o Brasil tornou-se o segundo país a criar selos postais. O primeiro foi a Inglaterra, em 1840.

A criação dos selos foi uma alternativa para garantir o pagamento pelos serviços de correspondências. Porém, com o tempo também se tornaram peças culturais, servindo para marcar datas especiais, homenagear pessoas e lembrar fatos históricos.

O Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina), em parceria com os Correios, lançou alguns selos comemorativos que colaboram para as relações sino-brasileiras. As estampas comemorativas são importantes para a comunidade chinesa no Brasil, dando visibilidade à sua história e cultura.

Em 2019, foi produzido um selo comemorativo em alusão ao “Dia Nacional da Imigração Chinesa no Brasil”, celebrado em 15 de agosto. Ele estampava a figura do Vapor Malange, embarcação que trouxe ao país um grupo de 107 imigrantes chineses, em 1900.

Para celebrar o Ano Novo Chinês, em 2019 o Ibrachina auxiliou na produção de estampas postais com a figura do “porco de terra”, referência ao signo do horóscopo chinês que regeu aquele ano. Dois anos depois, trabalhou em parceria com os Correios no lançamento do selo com a figura do “boi de metal”, outra referência ao signo do horóscopo chinês.

Outro lançamento importante foram os selos comemorativos aos “45 anos das Relações Diplomáticas Brasil-China”, emitidos em 2019.

Compartilhar.