A maioria das nações do mundo celebram em alguma data o papel do educador. Desde 1963, o Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro, feriado escolar.
O dia foi escolhido como lembrança da promulgação da Lei Imperial sobre o Ensino Elementar no Brasil, assinada pelo Imperador Dom Pedro I, em 15 de outubro de 1827. A legislação, conhecida como Escola de Primeiras Letras, estabelecia que todas as cidades a partir deste decreto deveriam ter Escolas de Primeiro Grau, contendo contratação de professores assalariados e cronograma de disciplinas.
Já na China essa data é celebrada em 10 de setembro, um feriado nacional. Também são feitas homenagens aos mestres no dia 28 do mesmo mês, que marca o aniversário de Confúcio.
A educação é muito valorizada na cultura chinesa, por isso é comum os professores receberem presentes dos diretores, alunos e pais de alunos.
A associação da data com Confúcio é porque o mais importante filósofo chinês viveu no século VI a.C., quando a educação formal era disponibilizada apenas para crianças de famílias de elite.
O filósofo mudou isso. Com a reputação de educador habilidoso e conselheiro justo, Confúcio estabeleceu academias privadas acessíveis a alunos de todas as classes sociais. Suas ideias sobre educação tiveram um grande impacto na sociedade chinesa que perdura até hoje, com grande apreço pela formação de excelência desde os primeiros anos.