O Diretor de Relações Internacionais do Instituto Ibrachina, Rodrigo Moura, e a Professora Victória Almeida, leitora na Shanghai International Studies University, assumiram o segmento de Educação no Conselho dos Cidadãos Brasileiros de Xangai, em cerimônia realizada em 27 de julho de 2021, na cidade chinesa. O conselho é formado por voluntários residentes na China que colaboram com o Consulado-Geral do Brasil em Xangai e a comunidade brasileira residente na região.
O Conselho promove atividades e iniciativas contínuas de caráter informativo e integrativo. São vários projetos que foram realizados no último ano e alguns que estão em andamento, dentre eles o Brazilian Day, que já teve três edições, a primeira delas em 2018.
O Brazilian Day é um evento mundial que começou em 1984, em Nova York, marcando o 7 de Setembro. As celebrações de 2018 e 2019 em Xangai tiveram a participação de brasileiros e chineses, tanto locais, quanto de outras cidades. Houve mostras da culinária brasileira, como o pão de queijo e o açaí, apresentações musicais, dança, jiu-jitsu e capoeira. Para exportadores, é uma oportunidade para divulgarem e testarem seus produtos.
O Conselho também oferece serviços à comunidade. Em 2020, promoveu ações solidárias para envio de EPIs para os profissionais da área da saúde no Brasil. Em 2021, participou junto da Bracham do SOS Manaus. São realizados ainda BR Talks, comemoração pelo dia das mulheres, dia das mães, celebração do dia da Língua Portuguesa, festa junina, entre outros.
O Conselho tem 12 voluntários engajados nos segmentos: apoio emocional, comunicação, eventos, educação, projeto saúde e apoio comunitário. Rodrigo e Victória realizam ações para dar suporte e promover a divulgação de alunos, pesquisadores e professores brasileiros que atuam na China.