A etnia dongxiang com cerca de 600 mil membros, habita majoritariamente a região da Prefeitura Autônoma de Linxia Hui, na província de Gansu. Um número pequeno deles encontra-se nas regiões autônoma de XinJiang e de Nin Xia.
Os dongxiang são um dos grupos étnicos de formação mais recentes da China, tendo surgido apenas na época de Genghis Khan, no século 13. Acredita-se que eles sejam descendentes das tropas mongóis de Khan postadas na área de Linxia (então chamada de Hezhou), que mais tarde encontraram mercadores da Ásia Central e se converteram ao islamismo sunita.
Eles se autodenominam “sa’erta”, palavra que é sinônimo de muçulmano na Ásia Central. Dongxiang ou “Povo do Ocidente” é como são chamados pelas demais etnias.
Cultura e tradições
Em sua maioria, os dongxiang são fazendeiros e criadores de ovelhas. Os alimentos básicos de sua cozinha são trigo, cevada, milho, feijão e batata. Pratos comuns feitos de farinha incluem pão cozido no vapor, macarrão e youxiang (bolo de farinha com sal, frito em óleo de gergelim). Seus pratos mais famosos são o lahaha (macarrão esticado), youxiang frito, gajiwa (frango cortado e servido às pessoas de acordo com a idade) e carne de carneiro.
O shanyang (cordeiro gordo) é feito com um cordeiro inteiro fervido usando apenas água. Ao mesmo tempo, os fazi (coração, fígado e pulmão de cordeiro) são picados e misturados com condimentos), cozinhando tudo no vapor. Os dongxiang também preparam uma famosa sopa de carneiro.
Cerca de dois terços dessa etnia segue o islamismo sunita, enquanto o restante é wahabi ou xiita. Por razões religiosas, a maioria dos homens e mulheres dongxiang andam com as cabeças cobertas. Como seguidores do islamismo, seus hábitos e costumes são semelhantes aos dos hui, igualmente muçulmanos e que habitam as mesmas regiões. Na verdade, antes da fundação da República Popular da China, em 1949, os dongxiang eram considerados um ramo dos hui, mas depois ficou estabelecida a distinção entre eles.
Os dongxiang são excelentes tecedores de tapetes de lã e de cânhamo. Suas almofadas são bordadas com belas estampas. As mulheres são artistas no bordado e no papel recortado.
A roupa feminina tradicional dos dongxiangs inclui blusa bordada, gola redonda e mangas largas, calças enfeitadas com faixas coloridas nas partes inferiores. Quando há festas, vestam saia bordada, sapatilhas de cano alto bordadas e lenço na cabeça. Para as meninas, gorros bordados e plissados.
Seu idioma nativo é da família das línguas mongólicas, mas eles não possuem uma língua escrita conhecida. A maioria também fala e escreve mandarim. Os dongxiangs tem uma rica literatura oral, mantida por um tipo de repente popular chamado “huaer”, vocalizado de forma clara e melodiosa.
A cerimônia de casamento dos dongxiang é muito peculiar. Nesta ocasião, todos cantam hali, uma cantiga que felicita o novo casal, desejando-lhe harmonia familiar e felicidade. O mestre de cerimônia em geral, um canto popular, rege a anima o coro de convidados, cantando e dançando, em meio a palmas ritmadas.
Conheça um pouco mais desse povo no vídeo abaixo (em mandarim)