O Concurso Mundial de Caligrafia e Pintura Chinese Bridge é uma boa oportunidade para quem deseja aprender a caligrafia chinesa e estudar a língua. Também proporciona a oportunidade de fazer novos amigos e mostrar suas habilidades artísticas.
As inscrições estão abertas para todos os estudantes de mandarim na edição de Primavera da competição. Caso sejam menores de idade, precisam obter consentimento de seus pais ou responsáveis.
Cada participante só poderá submeter uma obra. Em caso de múltiplas inscrições, elas serão desconsideradas e o participante impedido de concorrer.
O tema proposto é “Festival da Primavera”. O prazo de submissão do material vai até 6 de janeiro de 2023. Todas as informações sobre o concurso estão no site http://bridge.chinese.cn/shz//436/436_14388_1.html
A organização do evento estimula a participação de quem está começando a aprender mandarim. Por isso, candidatos ao exame HSK (Teste de Proficiência em Chinês) também podem encontrar materiais de aprendizagem em nossa página, incluindo “Um Curso Criativo em Caligrafia para Caracteres Chineses Básicos HSK”. Ele combina citações clássicas da China antiga com ilustrações de vários estilos caligráficos, designados com seus níveis no exame HSK. Zhou Bin, professor de caligrafia da Shanghai Jiao Tong University, que apresenta as palestras.
Para saber mais, visite o site oficial.
Regras da competição:
Categoria Caligrafia
Serão aceitos trabalhos de caligrafia com pincel macio. Não há restrições no estilo de escrita.
Os participantes devem escrever, em mandarim tradicional ou simplificado, sobre o tema Festival da Primavera. Também podem escrever dísticos, os caracteres chineses para “fu” (que significa felicidade ou sorte) ou ainda saudações de Ano Novo chinês. Se optarem por reproduzir poemas antigos ou modernos, devem usar apenas versões autorizadas.
Serão avaliados elementos como precisão, coerência e integridade do conteúdo. Se for uma reprodução, devem dar crédito ao autor original e mencionar o nome da obra.
Vídeo: Os participantes devem gravar vídeos em mandarim para explicar a intenção ou significado dos textos e compartilhar as histórias por trás de sua criação.
O material deve ser nos formatos .mp4 ou .mov, com resolução mínima de 1920 X 1080 e não podem ultrapassar cinco minutos.
Categoria Pintura
Quem optar por participar na categoria pintura, pode submeter trabalhos no estilo chinês, pinturas a óleo, aquarelas, guaches, esboços, tinta acrílica, gravuras, quadrinhos, imagens digitais ou outras. Elas devem ser obre o tema “Festival da Primavera”.
Vídeo: Os participantes devem gravar vídeos em mandarim para mostrar a intenção ou significado das pinturas e compartilhar as histórias por trás de sua criação.
O material deve ser nos formatos .mp4 ou .mov, com resolução mínima de 1920 X 1080 e não podem ultrapassar cinco minutos.
Prêmios
Os jurados escolherão os cinco melhores trabalhos nas duas categorias, que ganharão os prêmios de:
- Melhor Técnica,
- Melhor Apresentação,
- Mais Criativos,
- Maior Potencial,
Prêmio de popularidade
As cinco obras com mais curtidas na página do evento do Desafio de Caligrafia e Pintura Chinese Bridge ganharão os prêmios de “Popularidade Online” e“Popularidade nas Redes Sociais”.
As imagens mais curtidas nas página oficial do concurso darão a seus autores o prêmio de “popularidade online.
Para concorrer aos prêmios de “Popularidade nas Redes Sociais”, o participante deve publicar o trabalho em seu perfil pessoal das redes sociais Facebook, Instagram e Weibo, com as hashtags adequadas.
Instagram: use #ChineseBridgeCalligraphyPaintingChallenge. Siga e marque @chinesebridge2002 (página oficial do Chinese Bridge) e @chinacultureorg (site China Culture).
Weibo: use a hashtag #汉语桥书画展#. Siga e marque @汉语桥 e @中国日报网.
Como participar
Envie um e-mail chinesebridge@chineseplus.net. com o trabalho e o vídeo em anexo ou link para download dos mesmos.
Os trabalhos artísticos devem ser digitalizados com alta resolução e acompanhados do
formulário de inscrição para o desafio de caligrafia e pintura disponíveis no site oficial.
Também serão aceitas submissões pelo aplicativo WeChat, bastando escanear o QR Code abaixo: