Como parte das comemorações dos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil, o Grupo de Mídia da China e a Embaixada da China no Brasil lançaram o concurso “Brasil e China, um encontro que ultrapassa oceanos e montanhas”.
Para participar é necessário produzir um vídeo curto, de até um minuto. Haverá muitos prêmios para os participantes. O vencedor ganhará uma passagem de ida e volta para conhecer a China.
Após produzir o conteúdo, envie-o para cmgportuguese@gmail.com, e publique o vídeo em suas redes sociais (TikTok, Instagram, Facebook) com a hashtag #ChinaBrasil50AnosUnidos para concorrer aos prêmios.
Estarão aptos os vídeos enviados até 15 de julho de 2024.
Orientações para o conteúdo
Os clipes devem capturar o intercâmbio cultural entre a China e o Brasil de forma criativa e autêntica. Isso pode incluir encontros culturais, experiências de viagem, explorações gastronômicas, além de intercâmbios culturais nas artes.
Também podem ser apresentações de músicas, artesanatos, pinturas e danças que incorporem elementos culturais de ambos os países. A ideia é retratar conexões genuínas que celebram a riqueza dessa troca cultural.
Os participantes devem ter mais de 21 anos e residir no Brasil. As produções podem explorar uma variedade de estilos e abordagens, desde narrativas pessoais até conteúdo artístico. A ideia é transmitir uma mensagem positiva sobre o impacto e a importância do intercâmbio cultural entre a China e o Brasil.
Dicas
1) Utilize uma câmera de alta definição e posicione-se no centro da tela, diretamente de frente para o visor. Certifique-se de que a lente esteja totalmente focada e a câmera estável. É importante que seu rosto esteja bem iluminado, com iluminação externa, se possível.
2) O cenário de filmagem deve estar limpo e arrumado; garantir que não haja informações sensíveis visíveis. Se possível, inclua elementos simbólicos da região como pano de fundo para a gravação do vídeo.
3) Evite usar roupas com logotipos ou marcas. Trajes com características nacionais ou regionais são permitidos.
4) Garanta um áudio nítido, sem interferência de ruído; recomenda-se fortemente o uso de microfone profissional e receptor acústico.
5) A duração de vídeo deve ser inferior a 1 minuto, nos formatos MOV ou MP4. A resolução dever ser HD (1920×1080 ou 3840×2160, 50i, 4K priorizado). A escala de filmagem é close-up médio, ou seja, a câmera mostra o personagem da altura do peito para cima.
Premiação
Os vídeos serão premiados conforme os quesitos de beleza, originalidade e adequação ao tema proposto. Serão desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras deste Regulamento.
O resultado final do concurso será divulgado na Plataforma portuguese.cri.cn e nas redes sociais do Departamento de Português do Grupo de Mídia da China e da Embaixada Da República Popular da China no Brasil até final de agosto.
Os prêmios são intransferíveis e não poderão ser convertidos em dinheiro. O prêmio terá validade até 31 de outubro de 2024.