A Embaixada da China no Brasil realizou uma recepção para celebrar a chegada do Ano Novo Chinês. O evento foi realizado no Clube Naval em Brasília.
Autoridades, diplomatas, representantes de empresas chinesas, da imprensa, professores de mandarim e estudantes chineses no Brasil prestigiaram o evento.
Os convidados puderam assistir apresentações culturais, com músicas tradicionais chinesas. Também conheceram a exposição fotográfica “Uma Década Extraordinária da China na Nova Era”, que mostra conquistas da China nas áreas de economia, bem-estar social, ciência, tecnologia e inovação e proteção ambiental.
Além do novo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, estavam presentes a Cônsul Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, a Cônsul Geral da China em Recife, Yan Yuqing, e a Cônsul Geral do Rio de Janeiro, Tian Min.
Cooperação sino-brasileira
Em seu discurso, o embaixador Zhu Qingqiao destacou a cooperação entre China e Brasil, mostrando confiança no aprofundamento das relações.
“O ano de 2022 testemunhou o avanço das relações sino-brasileiras vencendo ondas fortes. […] a Parceria Estratégica Global entre a China e o Brasil completou seus dez anos. Em meio à anêmica recuperação da economia mundial, o comércio sino-brasileiro criou um novo recorde histórico, ultrapassando pela primeira vez a casa dos US$ 150 bilhões. Já a cooperação bilateral em investimentos cresceu, expandindo-se das áreas tradicionais para novas frentes como alta tecnologia e setores verdes com baixa emissão de carbono”, pontuou o diplomata.
Também enfatizou que “graças aos esforços dos chineses radicados no Brasil, o relacionamento sino-brasileiro conheceu um desenvolvimento constante. Nesse último ano, a comunidade promoveu a amizade bilateral valendo-se dos próprios diferenciais, empresas chinesas levaram adiante projetos de cooperação, jornalistas facilitaram a troca de informações de forma inovadora, e professores de mandarim e estudantes chineses estão na linha de frente da aproximação entre os dois povos”.
Zhu Qingqiao fez ainda votos que “chineses e brasileiros possam unir forças e criar maior sinergia para consolidar o entendimento e a amizade entre as duas nações, intensificar a interação e parceria em todos os setores entre os dois países e se empenhar para abrir um capítulo promissor nas relações China-Brasil na nova era”.
O discurso do embaixador pode ser lido na íntegra aqui.