Neste domingo (15), o Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, divulgou mensagem oficial celebrando 47º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países. No vídeo, publicado em todas as redes sociais da embaixada no Brasil, o diplomata destaca que o relacionamento bilateral está “cada vez mais maduro, estável e dinâmico”. “Juntos vamos criar um futuro promissor”, assegurou.
Ele explicou ainda que nos próximos dias serão divulgados vídeos curtos com “histórias de amizade”. Trata-se da campanha “Nossos encontros” que estimulou a produção voluntária de testemunhos brasileiros sobre as relações sino-brasileiras.
A China foi o primeiro país a desenvolver uma parceria com o Brasil para resolver a demanda por vacinas contra a Covid-19. O primeiro lote de imunizantes a chegar em solo brasileiro veio do parceiro asiático. Aproximadamente 80% das vacinas e dos insumos disponíveis no Brasil são de origem chinesa e fruto de uma parceria com o Instituto Butantan, sediado em São Paulo.
Desde o início da pandemia, a Embaixada da China tem promovido ações de apoio ao Brasil no enfrentamento da pandemia. O Ibrachina foi parceiro em algumas delas, que incluíram o envio de EPIs e doações de equipamentos hospitalares para várias cidades, além de uma grade quantidade de oxigênio para a região amazônica num momento delicado, quando havia escassez do produto. Além disso, o Ibrachina prestou vários serviços de informação, como o Observatório do Coronavírus.
Ao comentar sobre o 47º aniversário das relações diplomáticas China-Brasil, Thomas Law, presidente do Ibrachina, destacou que “a história da integração chinesa com o Brasil remonta há mais de um século. Ela nos mostra como a relação sino-brasileira sempre foi de harmonia e parceria. Reitero as palavras do embaixador Wanming Yang, olhando para o passado com orgulho ao mesmo tempo que acreditamos em um futuro promissor e de cooperação contínua”.
Hoje celebramos o 47º aniversário das relações diplomáticas China-Brasil!
Confira o discurso do embaixador da China no Brasil @WanmingYang felicitando as relações de amizade sino-brasileiras e marcando o início das postagens dos vídeos enviados da campanha #NossosEncontros pic.twitter.com/CpQtp0RDmd— Embaixada da China no Brasil (@EmbaixadaChina) August 15, 2021