O calendário chinês é lunissolar, baseado em observações astronômicas exatas da longitude do Sol e das fases da lua. É composto por um sistema com “ano comum”, composto por 12 meses, e um mês extra a cada três anos. Esse tipo de ano bissexto é utilizado para resolver a diferença entre o ano solar (365 dias) e o ano lunar (354 dias).

Foi introduzido em 2.637 a.C. pelo terceiro herói cultural, Huang-ti, o Senhor Amarelo ou Senhor Augusto.

Cada mês pode ter 29 ou 30 dias e o ano comum tem 354 ou 355 dias, enquanto um ano bissexto tem 383 ou 385 dias.

Embora utilize-se na China o calendário ocidental para fins civis, o calendário chinês é usado para determinar datas de festivais, como o Ano Novo Lunar. Esta é uma data móvel, que  geralmente cai entre o final de janeiro e início de fevereiro.

Ciclos de 60 anos

O calendário chinês não conta os anos em uma sequência infinita. Cada ano recebe um nome que consiste em dois componentes dentro de cada ciclo de 60 anos. Esse ciclo é uma combinação dos 12 animais com cada um dos cinco elementos possíveis, que variam distintamente a personalidade do animal base (12 x 5 = 60).

O chamado “elemento energético” é determinado de acordo com o último algarismo do ano: metal: 0 e 1, água: 2 e 3, madeira: 4 e 5, fogo: 6 e 7, além de terra: 8 e 9.

O segundo aspecto vem do zodíaco chinês, que utiliza um ciclo formado por 12 animais:

Rato – Nome Chinês: Shǔ

Boi – Nome Chinês: Niú

Tigre – Nome Chinês: Hǔ

Coelho – Nome Chinês: Tù

Dragão – Nome Chinês: Lóng

Cobra – Nome Chinês: Shé

Cavalo – Nome ChinêsO: Mǎ

Cabra – Nome Chinês: Yáng

Macaco- Nome Chinês: Hóu

Galo – Nome Chinês: Jī

Cachorro – Nome Chinês: Gǒu

Porco – Nome Chinês: Zhū

Segue-se uma sequência para determinar o nome do ano. Em 2022, por exemplo, que inicia oficialmente na China em 1 de fevereiro, a denominação oficial é “ano do tigre de água”.

Conforme a tradição, esse signo do zodíaco chinês é conhecido por seu poder, ousadia e predileção por fazer tudo grande. Já a água é o elemento mais ligado às emoções e, por ser uma das principais forças da natureza, é considerada imprevisível.

Para os chineses, a personalidade das pessoas é afetada pelo animal ao qual seu ano de nascimento está associado. Essa é uma crença antiga, datada da Dinastia Han (206 aC – 220 d.C).

Origem dos uso dos animais

Conforme o Instituto Confúcio, a história do horóscopo chinês é contada como uma lenda.

Segundo ela, Buda realizou uma festa de ano novo e convidou todos os animais da floresta, porém somente 12 compareceram e como recompensa, deu-se o nome de cada animal a um grupo de pessoas no horóscopo e a ordem foi criada de acordo com a chegada dos animais à festa, assim nasceram os signos do horóscopo chinês.

Compartilhar.