A equipe de arbitragem da PUC-SP, sob coordenação do professor Cláudio Finkelstein, retomou sua participação presencial em competições de arbitragem comercial internacional, após um hiato de três anos causado pela pandemia.
O Ibrachina patrocinou a ida da equipe para a Ásia. Em março, os alunos brasileiros foram participar do 20th Willem C. Vis (East) International Commercial Arbitration Moot, em Hong Kong. A competição reuniu 110 universidades de todo o mundo.
“Foi muito gratificante poder novamente dar essa oportunidade aos estudantes de nossa Faculdade, que contribuirá em muito para seu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou o professor Cláudio Finkelstein.
Além do Moot de Hong Kong, a equipe brasileiras teve a oportunidade de participar de duas competições preparatórias. A primeira foi o 7th AIAC Pre-Moot, realizado em Kuala Lumpur (Malásia). A PUC-SP ficou entre as 8 melhores faculdades do evento que reuniu 30 instituições de ensino.
Eles também foram para o Moot Shanghai 2023, onde chegaram à final. “Nossos alunos alcançaram o 2º lugar nas rodadas eliminatórias e se classificaram em 1º lugar no ranking das rodadas gerais. Também receberam premiações individuais por conta de suas performances”, comemora Finkelstein.
Fernando Nolasco Mentone recebeu menção honrosa entre os melhores oradores da competição, enquanto Carolina Gonzalez da Paz recebeu o prêmio de 3ª melhor oradora de toda a competição.
Após vencer todas as competições preparatórias relevantes no Brasil, o foco da equipe de arbitragem da PUC-SP agora está em Viena (Áustria), onde será realizado o 30th Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, ente 31 de março e 6 de abril.
“Fazemos um agradecimento especial aos nossos professores e ao Ibrachina que tornaram possível nossa participação”, finaliza o professor Finkelstein.