Brasil e China iniciaram suas relações diplomáticas em 1974. Para marcar o cinquentenário dessa parceria de sucesso, acontecerá a “Temporada Cultural da China no Brasil”, que inclui nove apresentações em três cidades: Brasília, São Paulo e Campinas. Cada uma será uma oportunidade para o público brasileiro conhecer mais sobre as artes da milenar cultura chinesa, trazendo a Ópera Wu, as danças étnicas e a música.
Os ingressos são gratuitos, mas limitados. É preciso reservar pela plataforma Sympla. Recomendamos chegar ao local com 30 minutos de antecedência. Veja todas as informações neste link ou pelo Instagram oficial da Temporada Cultural.
Danças Étnicas, ópera chinesa e show musical em Brasília, de 14 a 18 de agosto
O público de Brasília terá a oportunidade de desfrutar de uma apresentação inédita da Companhia de Danças Étnicas da China, da Academia de Dança de Beijing. É uma das mais respeitadas escolas de dança do gigante asiático. Os bailarinos possuem técnica impecável e expressividade marcante.
O evento, dia 14 no Teatro dos Bancários, reunirá dançarinos vindos da capital chinesa exclusivamente para a Temporada. O repertório diversificado de danças tradicionais oferece um panorama cultural das diferentes regiões do país asiático.
A Companhia de Ópera Wu de Zhejiang também se apresentará na Capital Federal, com o espetáculo “Um Passeio na Tradição: Vislumbres da China”. Será dia 16, no Teatro Pedro Calmon.
A Ópera Wu tem uma história de mais de 500 anos. O roteiro reúne canções melodiosas e performances teatrais carregadas de emoção. Os figurinos dos artistas, de cores vibrantes, são uma atração à parte. A apresentação inclui uma dança do Dragão de 9 Segmentos, com coreografia ágil e enérgica. Destaque para a execução de instrumentos tradicionais da China.
Fechando a programação em Brasília, um show da Banda Ibrachina. Trata-se de um grupo único, que reúne músicos de trajetória reconhecida no Brasil, tocando versões contemporâneas de músicas chinesas adaptadas para nossa cultura.
“Brasil e China: uma Mistura Musical” é o nome da apresentação, que inclui um set de canções em mandarim e português. Será dia 18, no Teatro dos Bancários.
Música, teatro e ópera em São Paulo, dias 18 e 19 de agosto
A maior cidade do país poderá apreciar o espetáculo “Cores da China: um Caleidoscópio Étnico”, dia 18, no Teatro Gazeta. São duas sessões: às 15 e às 19 horas.
A performance do Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China, destaca-se pela promoção da diversidade cultural das minorias étnicas chinesas.
Ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, o grupo traz pela primeira vez para o Brasil uma apresentação que oferece um panorama da riqueza cultural, incluindo números de dança, canto e música instrumental chinesa.
São Paulo poderá desfrutar ainda da Ópera Wu, designada como patrimônio cultural intangível da China em 2008, pelo seu papel significativo na herança artística daquele país. Será uma apresentação única, dia 19, também no Teatro Gazeta.
A Companhia de Ópera Wu de Zhejiang traz o espetáculo “Um Passeio na Tradição: Vislumbres da China”. O programa reúne canções melodiosas e performances teatrais carregadas de emoção. Os figurinos dos artistas são uma atração à parte. Destaque para a execução de instrumentos tradicionais da China e uma dança do Dragão de 9 Segmentos, com uma coreografia ágil e enérgica.
Campinas terá dança e ópera, entre 19 e 21 de agosto
O auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, na Cidade Universitária, será palco do espetáculo “Cores da China: um Caleidoscópio Étnico”, do Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China. É dia 19, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Essa companhia de dança destaca-se pela promoção da diversidade cultural das minorias étnicas chinesas. Os artistas oferecem ao público uma verdadeira imersão cultural e histórica.
O premiado grupo apresenta um amplo panorama da riqueza cultural chinesa, incluindo dança, canto e música instrumental. As peças unem instrumentos tradicionais chineses e ocidentais em combinações originais.
A Companhia de Ópera Wu de Zhejiang fecha sua tour pelo Brasil, com o espetáculo “Um Passeio na Tradição: Vislumbres da China”, dia 21, no Teatro Municipal Castro Mendes. A primeira sessão ocorre às 15:00, com outra apresentação às 19: 00.
O roteiro reúne apresentações musicais e teatrais cheias de emoção. Os figurinos dos artistas são uma atração imperdível, pelo seu significado histórico. Merece destaque a execução de instrumentos tradicionais da China e uma dança do Dragão de 9 Segmentos, com sua coreografia ágil que encanta a todos que assistem.
Patrocínios e apoios
A Temporada Cultural da China no Brasil tem diferentes patrocínios e apoios:
Academia de Dança de Beijing
Ação cultural realizada pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e pelo Ministério da Cultura, através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com organização da Embaixada da China no Brasil, patrocínio da CPFL, do Instituto CPFL, da State Grid e do Bank Of China, e apoio do Instituto Confúcio na UnB, Chinese Bridge Club in São Paulo e Delb.
Banda Ibrachina
O show é realizado pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e pelo Ministério da Cultura, através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com organização da Embaixada da China no Brasil, patrocínio da CPFL, do Instituto CPFL, da State Grid e do Bank Of China, e apoio do Chinese Bridge Club in São Paulo e Delb.
Grupo de Danças da Universidade Minzu do Noroeste da China
O evento é uma realização do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), da Universidade Minzu do Noroeste da China e do Ministério da Cultura, através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com organização da Comissão Nacional de Assuntos Étnicos da China, Embaixada da China no Brasil e Consulado da China em São Paulo, e apoio da CPFL, Instituto CPFL, State Grid, Bank of China, Chinese Bridge Club in São Paulo e Delb.
Teatro Companhia de Ópera Wu de Zhejiang em Brasília
Realizado pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e pelo Ministério da Cultura, através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com organização da Embaixada da China no Brasil, patrocínio da CPFL, do Instituto CPFL, da State Grid e do Bank Of China, e apoio do Chinese Bridge Club in São Paulo e Delb.
Teatro Companhia de Ópera Wu de Zhejiang em São Paulo e Campinas
Uma realização do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), da Cult SP, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de SP e do Ministério da Cultura, através de financiamento do Programa de Ação Cultural (PROAC) e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Tem organização da Embaixada da China no Brasil, Consulado da China em São Paulo e Comissão Nacional de Assuntos Étnicos da China, patrocínio da CPFL, do Instituto CPFL, da State Grid e do Bank Of China, e apoio do Chinese Bridge Club in São Paulo e Delb.