O Concurso Mundial de Caligrafia e Pintura Chinese Bridge é uma boa oportunidade para quem deseja aprender a caligrafia chinesa e estudar a língua. Também proporciona a oportunidade de fazer novos amigos e mostrar suas habilidades artísticas.

As inscrições estão abertas para todos os estudantes de mandarim. Caso sejam menores de idade, precisam obter  consentimento de seus pais ou responsáveis.

Cada participante só poderá submeter uma obra. Em caso de múltiplas inscrições, elas serão desconsideradas e o participante impedido de concorrer.

Para saber mais, visite o site oficial.

Regras da competição:

Categoria Caligrafia

Serão aceitos trabalhos de caligrafia com pincel macio. Não há restrições no estilo de escrita.

Os participantes devem escrever, em mandarim tradicional ou simplificado, sobre o Festival do Meio do Outono ou sobre o Festival da Primavera.

Também podem escrever dísticos, os caracteres chineses para “fu” (que significa felicidade ou sorte) ou ainda saudações de Ano Novo chinês. Se optarem por reproduzir poemas antigos ou modernos, devem usar apenas versões autorizadas.

O conteúdo deve ser positivo e expressar valores como verdade, bondade e beleza.

Serão avaliados elementos como precisão, coerência e integridade do conteúdo. Se for uma reprodução, devem dar crédito ao autor original e mencionar o nome da obra.

Vídeo: Os participantes devem gravar vídeos em mandarim para explicar a intenção ou significado dos textos e compartilhar as histórias por trás de sua criação.

O material deve ser nos formatos .mp4 ou .mov, com resolução mínima de 1920 X 1080 e não podem ultrapassar cinco minutos.

Categoria Pintura

Quem optar por participar enviando pinturas, pode submeter trabalhos no estilo chinês, pinturas a óleo, aquarelas, guaches, esboços, tinta acrílica, gravuras, quadrinhos, imagens digitais ou outras.

O tema proposto é o “Festival do Meio do Outono” ou “Festival da Primavera”. O conteúdo deve ser positivo e expressar valores como verdade, bondade e beleza.

Vídeo: Os participantes devem gravar vídeos em mandarim para mostrar a intenção ou significado das pinturas e compartilhar as histórias por trás de sua criação.

O material deve ser nos formatos .mp4 ou .mov, com resolução mínima de 1920 X 1080 e não podem ultrapassar cinco minutos.

Prêmio de popularidade

As cinco obras com mais curtidas na página do evento do Desafio de Caligrafia e Pintura Chinese Bridge ganharão os prêmios de “Popularidade Online”.

Para concorrer, o participante deve publicar seu trabalho no seu perfil pessoal das redes sociais, com as hashtags adequadas.

Instagram: use #ChineseBridgeCalligraphyPaintingChallenge. Siga e marque @chinesebridge2002 (A página oficial do Chinese Bridge) e @chinacultureorg (China Culture).

Weibo: Publique seu trabalho em sua conta pessoal com a hashtag #汉语桥书画展#. Siga e marque @汉语桥 e @中国日报网.

Como participar

Envie um e-mail chinesebridge@chineseplus.net. com o trabalho e o vídeo em anexo ou link para download dos mesmos.

Os trabalhos artísticos devem ser digitalizados com alta resolução e acompanhados do formulário de inscrição para o desafio de caligrafia e pintura disponíveis no site oficial.

Também serão aceitas submissões pelo aplicativo WeChat, bastando escanear o QR Code abaixo

Os participantes também podem enviar seus trabalhos pelos correios, mas o material não será devolvido. O endereço para correspondência é:

Chinese Plus, F18, Building B, Desheng International Center, No 83, Dewai Street,

Xicheng district, Beijing, China. Postcode: 100088

O envelope deve conter os trabalhos originais de caligrafia/pintura, uma cópia do vídeo em pen drive, CD-ROM o  link para download e o formulário de inscrição devidamente preenchido.

Prazos

Primeira Fase: Tema “Festival do Meio do Outono”.

As inscrições serão aceitas até o meio-dia de 25 de agosto de 2022 (horário de Beijing)

Segunda Fase: Tema: “Festival de Primavera”

As inscrições serão aceitas até o meio-dia de 6 de janeiro de 2023 (horário de Beijing)

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial: bridge.chinese.cn/shz 

Compartilhar.