O povo gaoshan, da China, é formado por mais de 450 mil pessoas. A maioria deles vive em áreas montanhosas e nos vales planos que correm ao longo da costa leste da Ilha de Taiwan e na Ilha de Lanyu. Uma minoria vive em grandes cidades como Xangai, Beijing e Wuhan e na província de Fujian.
A Ilha de Taiwan onde habitam tem clima subtropical, com precipitação abundante e terras férteis que produzem duas colheitas de arroz por ano. Como os gaoshans são principalmente agricultores, plantam arroz, milho-miúdo, taro e batata-doce. São um dos maiores produtores de açúcar da China, além de cultivar dezenas de tipos de frutas, incluindo banana, abacaxi, mamão, coco, laranja, tangerina, longan e areca. Os chás oolong e preto de Taiwan estão entre suas culturas mais populares.
Uma curiosidade é que as mulheres gaoshan, além de fiar e tecer as próprias roupas, são responsáveis por arar a terra e colher, bem como criar gado e aves. Os deveres dos homens incluem manutenção das terras, construção de valas de irrigação, caça, extração de madeira e construção de casas.
A origem dos gaoshan carece de documentação histórica, mas acredita-se que tenham surgido como um povo durante as dinastias Ming e Qing (1368-1911), a partir do grupo étnico conhecido como fan.
Cultura
Essa etnia não têm uma escrita própria e a sua língua falada pertence ao grupo indonésio da família linguística malaia/polinésia.
As roupas dos gaoshan são geralmente feitas de cânhamo e algodão. A roupa masculina inclui capas, coletes, jaquetas e calças curtas, e turbantes decorados com rendas, conchas e pedras.
As mulheres usam blusas curtas com ou sem mangas, aventais e calças ou saias com enfeites como pulseiras e tornozeleiras. São hábeis em tecer tecidos e tingi-los com cores vivas e gostam de enfeitar punhos de mangas, golas e bainhas de blusas com lindos bordados. Eles também usam conchas e ossos de animais como enfeites. Em alguns lugares, a antiga tradição de fazer tatuagens no corpo e no rosto.
Eles também são altamente qualificados em artesanato. Sua tecelagem de rattan e bambu, incluindo cestos, chapéus e armaduras, utensílios de cerâmica, almofarizes e pilões de madeira e canoas são únicos em design e decoração.
Canções e danças fazem parte da vida de Gaoshan. Nos feriados, eles se reuniam para cantar e dançar. Eles têm muitas baladas, contos de fadas, lendas, odes aos ancestrais, canções de caça, cantos fúnebres e canções de trabalho. Seus instrumentos incluem gaita, flauta nasal e flauta de bambu. Uma forma musical exclusiva dos gaoshan é uma canção de trabalho que acompanha a batida do movimento de pilar o arroz.
A arte gaoshan inclui muita escultura e pintura de figuras humanas, animais, flores e desenhos geométricos em vergas de madeira, painéis, colunas e soleiras, instrumentos musicais e utensílios domésticos.
Veja uma apresentação de dança típica desta etnia