Hainan, a segunda maior ilha da China, é o lar do grupo étnico li. Eles são cerca e 1,5 milhão de pessoas. A maioria vive na região da Prefeitura Autônoma de Hainan Li-Miao, e de Baoting, Ledong, Dongfang e outros condados sob sua jurisdição.
Situada no sopé das montanhas Wuzhi, a área habitada pelo li possui terras férteis e as chuvas são abundantes. Eles produzem três colheitas de arroz por ano e cultivam milho e batata-doce durante todo o ano. A área é a maior produtora de frutas tropicais do país, como coco, caju, abacaxi, manga e banana. Também plantam abundância de cacau, café, dendê e mandioca. Por ser uma ilha, a economia é fortalecida pela pescaria e cultivo de pérolas.
História
De acordo com registros históricos, o termo “li” para designar um povo apareceu pela primeira vez na Dinastia Tang (618-907). Acredita-se que os li sejam descendentes do antigo grupo étnico yue, com relações especialmente estreitas com os luoyue, que migraram de Guangdong e Guangxi, no continente, para a Ilha de Hainan, muito antes da Dinastia Qin (221- 206 a.C.).
Descobertas arqueológicas na ilha mostram que os ancestrais dos li se estabeleceram no local há cerca de 3.000 anos, durante o final da Dinastia Shang ou início da Dinastia Zhou.
Etnicamente, os li estão intimamente relacionados com as etnias zhuang, bouyei, shui, dong e dai, pois suas línguas apresentam semelhanças na pronúncia, gramática e vocabulário.
Durante a Dinastia Song (960-1279), o brocado feito pelas mulheres li tornou-se popular na China continental. As técnicas incluíam uma roda de fiar a pedal e os teares, que eram os mais avançados do mundo na época.
Cultura e tradições
O idioma dos lis não possui escrita própria. Uma forma romanizada foi criada em 1957 com ajuda do governo. Seu idioma pertence à família linguística sino-tibetana. Mas muitos deles agora falam a língua chinesa.
As vestes tradicionais li são conhecidas. As mulheres usam blusas sem botões, geralmente pretas com detalhes coloridos, e saias longas justas. Elas prendem o cabelo em um coque na parte de trás com grampos de osso e preferem lenços bordados. Também gostam de joias de prata e alguns ainda tatuam o rosto.
Os homens usam jaquetas sem gola, e os do condado de Dongfang usam o mesmo tipo de jaqueta que as mulheres.
O povo li gosta de carne assada e carne azeda em conserva misturada com farinha de arroz e ervas selvagens.
Nas comunidades li várias famílias ligadas pelo sangue vivem juntas, unindo o seu trabalho e partilhando a colheita. Geralmente vivem em casas de bambu em forma de barco, com piso de bambu, a meio metro acima do solo. Estas casas têm paredes rebocadas com barro.
Os li são conhecidos por sua habilidade em tecer. A centenas de anos a arte do brocado ocupa um lugar de destaque nessa cultura. Seus trajes, padronagens e acessórios refletem a essência de um legado cultural e de padrões estéticos que atravessaram gerações, resistindo à passagem do tempo.
O brocado dos li é uma manifestação de técnicas de tecelagem muito antigas, sendo considerado parte fundamental da história da indústria têxtil da China.
Durante séculos, a comunidade Li desenvolveu uma gama ampla e completa de técnicas que abrangem fiadura, tintura, tecelagem e bordado. Em 2006, essas habilidades artesanais foram oficialmente incluídas na Lista Nacional do Patrimônio Cultural Imaterial da China. Alguns anos mais tarde, em 2009, também entrou para a Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que necessita de medidas urgentes de proteção, da UNESCO.
Essas técnicas refletem a engenhosidade, a criatividade e o talento artístico das mulheres que fabricam esses magníficos tecidos. A preservação do brocado li tem dois objetivos: proteger o rico patrimônio cultural da comunidade e incentivar a criatividade, incorporando novas ideias para que essa arte ancestral permaneça viva.
A produção de um traje tradicional li é resultado de um processo meticuloso de fiadura, tintura, tecelagem e bordado que pode durar entre oito meses e até mais de um ano, dependendo da complexidade dos desenhos.
Na primeira etapa, o algodão plantado na ilha de Hainan é fiado e depois tingido. Para decorar as peças são usadas diversas técnicas de bordad. Os temas das obras de brocado li refletem a sensibilidade estética, o estilo de vida, os hábitos culturais e as crenças do tecelão. Padronagens, técnicas e cores exclusivas atuam como um meio de expressão de diversos aspectos da vida, como o amor, o casamento, a fé e os objetivos a alcançar.
Veja em detalhe como vive a etnia li: