O povo yi é uma das minorias étnicas da China, com uma população de aproximadamente 7,800,000. Eles vivem principalmente nas províncias de Sichuan, Yunnan e Guizhou, além da Região Autônoma de Guangxi Zhuang. Mais de um milhão deles vivem na Prefeitura Autônoma de Liangshan Yi, maior comunidade dessa etnia na China.
A tradição dos yi é viver da agricultura e da pecuária. As áreas habitadas pelo yi são ricas em recursos naturais, como carvão, estanho, ferro, manganês, antimônio e zinco. Por isso, a maioria deles abandonou a tradição pastoril e hoje trabalha nas indústrias e no comércio dessas regiões.
História
A etnia yi tem uma longa história, que remonta a milhares de anos. Acredita-se que sejam descendentes de um povo nômade que migrou para a China vindos do sul da Ásia.
Em diferentes períodos históricos, eles foram denominados “cuan”, que era um tipo de sobrenome comum.Os registros históricos mostram que nas dinastias Han Oriental (25-220), Wei (220-265) e Jin (265-420), esse povo passou a ser conhecidos como “Yi”, cujo caractere significava “bárbaro”.
Eles preservaram sua própria língua, também chamada Yi, que pertence à família das Línguas Chinês-Tibetanas. Além disso, falam seis dialetos. Muitas tábuas de pedra e estelas esculpidas na antiga escrita Yi permanecem intactas, mostrando que ela tinha cerca de 10.000 palavras, das quais 1.000 eram palavras de uso diário.
Uma série de obras de história, literatura e medicina, bem como genealogias das famílias governantes escritas na antiga escrita Yi, ainda são vistas na maioria das áreas onde há membros dessa etnia.
Cultura
O antigo calendário yi mais antigo dividia o ano em 10 meses, cada um com 36 dias. O décimo mês era o período do festival anual. Influenciados pelo Calendário lunar dos han, posteriormente dividiram o ano em 12 meses, com um bissexto a cada dois anos.
O festival de Ano Novo é o mais importante para a etnia. Eles costumam matar gado, ovelhas e porcos para oferecer grandes banquetes.
O “Festival da Tocha”, que ocorre no 24º dia do sexto mês lunar, também é uma tradição yi. Eles andam pelas ruas e campos com tochas acesas na mão. Depois reúnem-se ao redor de fogueiras tocando músicas em gaitas e “violas da lua”, um instrumento de quatro cordas com caixa acústica em forma de meia-lua.
Veja como é
Outras tradições yi incluem :
- O festival de fogos de artifício, para celebrar o início do ano novo lunar. É uma celebração da chegada da primavera e da boa colheita.
- O casamento Yi: Os casamentos Yi são geralmente arranjados pelos pais dos noivos. A cerimônia é realizada em uma casa de chá.
- Cremação. Os mortos são cremados e sua cinzas são enterradas no chão ou colocadas em cavern
A tradição religiosa dos yi inclui a adoração aos antepassados e influência do taoísmo e do budismo.