A minoria étnica coreana na China tem uma população de aproximadamente dois milhões, concentrando-se na Prefeitura Autônoma Coreana de Yanbian, na província de Jilin. Também vivem no nordeste do território chinês, nas províncias de Heilongjiang, Liaoning e na Região Autônoma da Mongólia Interior.
Os ancestrais da etnia coreana emigraram da Península Coreana na última parte do século 17, com o fluxo aumentando consideravelmente no século 19. Segundo os registros, eles abandonaram seus lares na antiga Coreia para fugir do ataque de senhores feudais. Posteriormente, saíram para evitar a fome de 1869 e a guerra com os japoneses no início do século 20.
A etnia coreana dedica-se principalmente à agricultura. Eles têm vastas plantações de arroz na região gelada onde vivem. A região Autônoma de Yanbian possui montanhas altas e vales profundos. A área é uma das principais fontes de madeira e produtos florestais da China, incluindo os Três Tesouros no Nordeste – ginseng, peles de zibelina (marta) e chifres de veado. Também um habitat para muitos animais selvagens, incluindo tigres.
Cultura
A etnia coreanos têm sua própria língua falada e escrita, que pertence à família altaica. Seu alfabeto é simples e engenhoso, e muitos coreanos o usam regularmente.
A área de Yanbian também é conhecida por sua cultura e trupes de arte e organizações culturais. O povo coreano é muito dado ao canto e a dança. Eles fazem isso não somente nas festas, mas também nos momentos de lazer e nos intervalos do trabalho.
A música e a dança Yanbian, o drama moderno e as companhias teatrais são famosos em todo o país. As danças coreanas são graciosas e elegantes, uma combinação harmoniosa de força e flexibilidade. São conhecidos pela dança do pandeiro, a dança do leque, a dança da espada e a dança dos fazendeiros felizes.
A culinária é muito apimentada e inclui kimchi (vegetais em conserva), macarrão frito, bolinhos de arroz glutinoso. Em linhas gerais, a minoria coreana celebra os mesmos festivais que o povo Han, que incluem o Ano Novo Lunar, o Festival do Meio-Outono e o Festival Qingmin.
O vestido tradicional coreano é branco, símbolo de simplicidade e serenidade. Os homens usam calças largas presas nos tornozelos e uma jaqueta que fecha à direita; às vezes, usam um chapéu preto de copa alta. As mulheres usam saias volumosas e uma jaqueta justa que chega logo abaixo das axilas.
Conheça mais: