O grupo étnico moinba compreende cerca de 10 mil pessoas. Eles estão distribuídos principalmente na Região Autônoma do Tibete, sudoeste da China.
De fato, os moinbas vivem há muito tempo juntos com os tibetanos, com quem estabeleceram relações estreitas em termos de casamento, política, economia, cultura e costumes sociais.
Eles têm sua própria língua, que pertence à família linguística tibetano-mianmese, também partilham com os tibetanos a crença no budismo, tendo costumes e estilos de vida semelhantes.
Escondidos nas altas montanhas do Himalaia estão muitos “Portos da Paz” pouco conhecidos pelo mundo. Monyu, a terra natal dos moinbas, está localizada no sopé sul do Himalaia, com o ponto mais alto a 4.000 metros acima do nível do mar.
Essa região, no sopé do Himalaia, desfruta de chuvas abundantes, rios rápidos, belas paisagens e terras férteis. Os pinhais virgens são habitados por javalis, ursos, raposas e macacos dourados.
O nome “moinba” refere-se às pessoas que vivem em Monyu. Membros da etnia também moram nos condados de Medog, Nyingch e Cona.
Por causa do clima extremamente frio, eles muitas vezes constroem casas de pedra com telhados inclinados, feitos de tábuas prensadas, para que a neve não se acumule. Todas as suas construções têm a posta voltada para o leste, porque acreditam que um sol brilhando na entrada simboliza boa sorte e felicidade.
Costumes e tradição
A roupa típica de homens e mulheres são mantos brancos e chapéus pretos de pelo de iaque. As botas são de couro com sola macia, decoradas com listras vermelhas ou pretas. As mulheres costumam usar aventais ou saias longas listradas, com muitos brincos, anéis e pulseiras.
Os moinbas vivem da agricultura, principalmente do plantio de arroz, milho, gergelim, cevada e trigo sarraceno. Eles complementam as refeições com produtos da pecuária e da caça. Eles comem zhamba (cevada torrada), além de chá com manteiga e pimenta.
Suas casas são de madeira, de dois ou três andares. As pessoas vivem no segundo andar, mantendo um depósito para a colheita no andar de cima e o gado no andar de baixo.
Eles também são conhecidos pela habilidade em fazer tigelas de madeira e tecer utensílios com bambu e ratan (palha da palmeira).
A música dos moinbas é conhecida pelo tom alegre. Entre as canções folclóricas mais populares estão “sama” e “dongsanba”, semelhantes às músicas tibetanas. Suas danças são simples e seguem o ritmo das canções.