Na tarde desta terça-feira (5), ocorreu a exibição do filme “Jornada Sem Fim”, no Instituto Confúcio na PUC-RJ. Após a sessão, o diretor da produção, Dai Mo, e o protagonista Zhang Yi conversaram com os presentes, juntamente com Li Zhen, pesquisador do China Film Archive. André Sun, diretor cultural do Chinese Bridge Club in São Paulo, serviu como tradutor.
Eles vieram ao Brasil para a abertura do Festival de Cinema Chinês 2024, que estreou na segunda-feira, com lotação completa no Cine Odeon, do Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, no Rio de Janeiro.
Também participaram do bate-papo Pedro Henrique Ferreira, professor na PUC-Rio, no departamento de Comunicação Social e Cinema, e Mayara Araujo, vice-coordenadora do MidiÁsia, um grupo de pesquisa em mídia e cultura asiática contemporânea. Ambos são pesquisadores da área de mídia e cinema.
Programação do Festival de Cinema Chinês 2024
O Festival vai até esta sexta-feira (8). Os ingressos são gratuitos, mas limitados. Eles precisam ser reservados pela plataforma Sympla.
Ainda serão exibidos oito longa-metragens. A seleção apresenta ao público brasileiro produções recentes, que revelam a qualidade e a pujança da indústria cinematográfica do país asiático.
06/11, no Kinoplex São Luiz
17:00 – Só Se Vive Uma Vez Ingressos AQUI
19:30 – Primeiro e Único Ingressos AQUI
07/11, no Kinoplex São Luiz
17:00 – Sucessor Ingressos AQUI
19:30 – Bons Companheiros Ingressos AQUI
08/11, no Kinoplex São Luiz
19:30 – Ping Pong: A Vitória Ingressos AQUI
O Festival tem organização da China Film Administration, Embaixada da China no Brasil e Consulado da China no Rio de Janeiro, com realização da Secretaria Nacional de Cinema da China e China Film Archive. A correalização é do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), com apoio institucional do Ministério da Cultura do Governo Federal.