O Festival da Lua é celebrado no 15º dia do 8º mês do calendário lunar chinês, equivalente ao período entre setembro e outubro no calendário ocidental. Este ano, ele é celebrado em 21 de setembro.
Também conhecido como Festival do Meio do Outono, o Festival da Lua, mantém a tradição de agradecer à Lua pela fartura das colheitas. Esta é uma celebração popular na Ásia para celebrar a abundância e a união. Geralmente, é festejado em família e costuma-se
Tradicionalmente, as famílias costumam se reunir para jantar, apreciar a lua e soltar as tradicionais lanternas de papel. Também compartilham alguns quitutes típicos, como o yuèbǐng (“bolo lunar” em tradução literal). Ele tem formato redondo, o que simboliza a união, e possui recheio denso e adocicado.
O Festival da Lua passou a ser comemorado oficialmente em São Paulo a partir de 2020. A Lei municipal 17.197/2019 incluiu a celebração típica chinesa no calendário da cidade. O texto de autoria da vereadora Adriana Ramalho fortalece os laços entre Brasil e China, promovendo o intercâmbio cultural entre os dois países.
Nos termos da mesma lei, celebra-se na mesma data o “Dia do Ibrachina”, que reconhece a importância da cultura chinesa em São Paulo e comemora os fortes laços entre Brasil e China, reforçando a integração entre os povos das duas nações.