Enquanto no Ocidente celebra-se a chegada do novo ano em um único dia, na China as comemorações do Ano Novo Lunar duram 15 dias, terminando com o Festival das Lanternas. O ano de 4721 – 2023 no calendário ocidental – começou em 22 de janeiro e o Festival ocorre em 5 de fevereiro.

Segundo a tradição milenar, no 15º dia do primeiro mês do calendário chinês é celebrado o Festival das Lanternas. Essa data recai na primeira lua cheia do ano e marca o retorno da primavera. Com muitos significados distintos, sobressai o sentimento de união das famílias.

Os chineses fazem vigília com as lanternas – geralmente vermelhas – feitas de papel ou seda oleada.  Tradicionalmente, a estrutura é de bambu. Elas são lançadas em direção ao céu ou na água, as chamadas lanternas flutuantes.

Também é muito comum ver lanternas sendo usadas como decoração nessa época do ano nas casas e ruas. As peças são adornadas com desenhos de animais ou caracteres chineses. Muitas trazem mensagens de prosperidade e boa sorte. Algumas contêm “enigmas” que, caso sejam desvendados, dão direito a um pequeno presente. Esse é um atrativo especial para as crianças.

Outro hábito do Festival é preparar o Yuan Xiao (元宵), bolinho feito de farinha de arroz glutinoso com diferentes recheios, geralmente doces. Desfiles nas ruas, queima de fogo de artifício e as danças do Dragão e do Leão são parte integral das comemorações.

Transmissões na televisão estatal chinesa e emissoras locais apresentam eventos de galas na data, com shows de canto, dança, ópera, artes marciais e acrobacia.

Acredita-se que o Festival das Lanternas começou há mais de dois mil anos, durante a Dinastia Han (206 a.C- 220 d.C.), quando o budismo era a religião predominante na China. Os monges costumavam acender velas em homenagem a Buda no 15º dia do Ano Novo Lunar, e o imperador Ming ordenou que fossem acesas velas nos templos e as casas, iluminadas com lanternas.

Desde então o Festival é comemorado em toda a China. Com o tempo, se espalhou para outras nações asiáticas, como Japão e Coreia do Sul. Também é celebrado em cidades do mundo onde existem comunidades chinesas.

Celebração em Foz do Iguaçu

No dia 5 de fevereiro a Praça da Paz em Foz do Iguaçu, Paraná, sediará o Festival das Lanternas. O espaço será decorado com a temática e terá eventos culturais.

A programação inclui o show do Ibrachina Musical Project, grupo que adapta canções chinesas para ritmos brasileiros, com vocais em português e mandarim.

Haverá ainda sorteio de brindes e outras atrações que promovem o intercâmbio cultural entre as duas nações. A Roda Gigante Yup Star e o Kattamaram receberão iluminação vermelha, em referência à cor da celebração.

A promoção é da Embaixada da China, da prefeitura de Foz do Iguaçu e tem o apoio do Ibrachina. O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao e o presidente do Ibrachina, Thomas Law, participarão do evento.

Compartilhar.