Foz do Iguaçu foi palco de um evento marcante na manhã deste domingo (16). A programação do “Show em Comemoração ao Ano Novo Chinês” incluiu música e demonstrações de artes marciais. Moradores da cidade e membros da comunidade chinesa lotaram a Praça da Paz para desfrutar das apresentações culturais e artísticas.
Estavam presentes autoridades como o prefeito de Foz, General Joaquim Silva e Luna; o coordenador regional da Casa Civil do Paraná, Márcio Moreira; o cônsul-geral da China em São Paulo, Yu Peng; o presidente do Ibrachina, Thomas Law; a diretora de Marketing da Secretaria de Turismo, Adriane Bordin, representando o secretário de Turismo Jin Bruno; o diretor da Fundação Cultural de Foz, Dalmont Benites; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Debrito; e o presidente da Associação Conjunta Sino-Brasileira do Iguaçu, Sinkyc Chen, entre outros.
Conforme explicou Thomas, 2025 é o “Ano da Serpente”, que remete à sabedoria e transformação. “Em Foz do Iguaçu fechamos uma série de celebrações do Ano Novo Chinês, que passaram pelo país. Dessa vez com a nossa banda, o Ibrachina Musical Project, que recepcionou o presidente da China, durante sua visita ao Brasil, no G20”, destacou.
“Também chamado de Festival da Primavera, o Ano Novo Chinês é o evento mais importante e tradicional da China. Sua celebração faz parte da lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO”, explicou o cônsul Yu.
O prefeito Silva e Luna lembrou que a celebração do Ano Novo Chinês faz parte do calendário oficial de Foz do Iguaçu. “Já é uma tradição da cidade e tem crescido em participação a cada ano. Esse é um encontro de países amigos e de culturas amigas.”
O evento apresentou ao público diferentes aspectos da cultura da China. A Banda Ibrachina Musical Project tocou canções chinesas com arranjos brasileiros, cantadas em português e mandarim. O Grupo de Música Tradicional Chinesa, liderado pela professora Elisa Tong, fez performances com o pipá, um dos instrumentos mais antigos do país asiático, e o guzheng, uma cítara de 26 cordas. Também houve demonstrações de artes marciais da Escola Corpo, Mente e Alma.
Organizado pelo Governo do Paraná e pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, o “Show em Comemoração do Ano Novo Chinês” é uma realização do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), em parceria com Associação Conjunta Sino-Brasileira do Iguaçu (ACSBI), com apoio institucional de Embaixada da China, Consulado da China em São Paulo, Fundação Cultural Foz do Iguaçu, SANEPAR, Grupo de Música Tradicional Chinesa e Viale Hotéis.
Veja como foi