A China é o maior parceiro comercial do Brasil e vem assinando várias parcerias nos últimos anos. Para fortalecer ainda mais essa relação, a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), instalou, nesta segunda (21), a Frente Parlamentar São Paulo-China. Seu objetivo é aproximar o estado brasileiro da nação asiática, estreitando as relações em vários âmbitos.
A cerimônia, no Auditório Paulo Kobayashi, faz parte das celebrações do Dia do Imigrante Chinês, celebrado em 15 de agosto no Brasil. A data compõe o calendário de eventos oficial da cidade de São Paulo.
A mesa de honra foi formada pelo deputado estadual Rodrigo Moraes, que preside a Fente Parlamentar; o Cônsul Zhuang Su, representando o Consulado da República Popular da China em São Paulo; o deputado federal Fausto Pinato; Thomas Law, presidente do Ibrachina; Henrique Law, presidente do Ibrachina Futebol Clube; o vereador Missionário José Olímpio; o advogado Lucas Monteiro de Souza; Li Li Min professor da Unicamp; e João Manssur, advogado e conselheiro da OAB/SP.
Na abertura, o deputado estadual Rodrigo Moraes, parabenizou Thomas Law pelo trabalho realizado por ele e pelo Ibrachina. Também reforçou que um dos objetivos da Frente Parlamentar é “buscar interlocução com empresas chinesas”, para atrair novos negócios para o Estado de São Paulo e assim gerar empregos.
Convidado a falar, Thomas Law elogiou o trabalho do Consulado da China no estado de São Paulo, e destacou algumas das ações do Ibrachina na integração sino-brasileira, em áreas como saúde, educação e direito. “Brasil e China têm cooperado em vários níveis, mas é importante valorizar as relações de amizade entre os povos. Essa integração vai fundamental para o crescimento econômico sustentável do país”, assegurou.
O deputado federal Fausto Pinato, presidente das Frentes Parlamentares Brasil-China e BRICS, elogiou a constante aproximação dos dois países. Também disse que “devemos copiar o que deu certo na China e buscar mais tecnologia para termos valor agregado de nossa produção”.
Henrique Law, por sua vez, destacou a importância do esporte nas relações bilaterais.
O cônsul Zhuang Su trouxe uma mensagem de congratulações, em nome da Cônsul-Geral Chen Pinjie, pela instalação da Frente Parlamentar São Paulo-China.
Como parte do evento, a ALESP outorgou Votos de Congratulações e de Aplauso a Thomas Law, presidente do Ibrachina e da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China, da OAB Federal. Foram entregues ainda Votos de Congratulações a Henrique Law, presidente do Ibrachina FC; à Dra. Che Peijie, Cônsul-Geral da República Popular da China, representada pelo Cônsul Zhuang Su; ao Dr. João Grandino Rodas, presidente do CEDES; ao Dr. Li Li Min, professor da Unicamp; e ao Dr. Newton de Lucca, professor da USP, representado por Edmilson Bordon, diretor de relações Institucionais do Ibrachina.
Entre os presentes na cerimônia estavam os deputados federal Lucas Ramos, vereador Rodrigo Brito de SP; Bruno Gabriel de Mesquita, representando o prefeito Ricardo Nunes, de São Paulo; Ana Ou Law, diretora finaneceira do Ibrachina; Ademir Moraes, presidente da APECC; Peter Souza, da OAB-Santana; Mario Marcovicchio, presidente do Conseg 25 de Março e Sé; inspetor Queiroz, comandante da GCM; professora Sofi, do Instituto Confúcio; Mirian Petroni, da Associação Brasileira de Jornalista de Turismo; Lucas Monteiro de Souza; professora Silvia, da USP; José Galvão, vereador de Itu; Maria do Carmo Piunti, vereadora de Itu; e Rodrigo Brito, vereador de Pirapora.
Lançamento de livro jurídico
Após as homenagens, foi realizado o lançamento do livro “A Consolidação Legal das Relações entre China e Brasil”, publicado pela editora D´Placido, com apoio do Ibrachina.
A obra é bilíngue, com artigos em português e inglês, resultado de uma parceria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com a China Law Society. Thomas Law é um dos organizadores do compêndio, juntamente Victor Gabriel Rodríguez, professor da USP, e Wu Wenfang, professora da Shangai University of Finance and Economics.