Um dos bairros mais conhecidos de São Paulo, a Liberdade foi criada oficialmente em 1905. Estima-se que recebe 20 mil turistas a cada final de semana. A maioria busca conhecer os atrativos locais, como restaurantes típicos.
Embora seja mais conhecido pelo grande número de japoneses que ajudaram a tornar a região conhecida, seria mais correto identificá-lo como um bairro asiático, pois os imigrantes chineses também possuem um papel destacado.
Quem anda pelas ruas da Liberdade facilmente identifica isso, considerando o número de restaurantes, cafeterias e lojas chinesas. Na praça da Liberdade, em frente à estação do metrô, celebra-se anualmente o Ano Novo Chinês. Como ele segue o calendário lunar chinês, a data varia, podendo cair em fevereiro ou março.
Esse Festival é a maior atração cultural chinesa do país. Promovida pela Associação de Amizade Brasil-China (AABC), em conjunto com a prefeitura de São Paulo, a cerimônia marca as relações de amizade sino-brasileira, promovendo um entrosamento entre as nações.
Também conhecido como“Festival da Primavera”, o evento apresenta atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, massagem, acupuntura, caligrafia e apresentações musicais, além das tradicionais barracas de artesanato e comidas.
Tour China Cultural
O Ibrachina apoia a realização do Tour China Cultural, promovido pelo Chinese Bridge Club in São Paulo, em parceria com a operadora São Paulo da Garoa. A condução e guiamento são responsabilidade de Rafael Gushiken, guia de turismo regional credenciado.
Trata-se de uma experiência imersiva histórica, cultural e gastronômica dentro da herança e presença chinesas no bairro da Liberdade.
Este ano foram realizadas duas edições. Os participantes puderam conhecer melhor costumes como a Medicina Tradicional Chinesa e acupuntura, além de visitar mercados que vendem produtos típicos da China. Também foi oferecida uma visita ao Templo Lohan, que também é um centro cultural budista, e almoço no tradicional restaurante Figueirinha, que serve comida chinesa.
Em 2024 serão realizadas novas edições do Tour China Cultural.