O Dia da Cultura e da Ciência é comemorado anualmente no Brasil em 5 de novembro. A interação entre cultura e ciência tem grande poder de transformações na sociedade.

O Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) foi criado com o intuito de promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, da China e de outros países que falam português.

Nesse sentido, desde a fundação o Ibrachina promove ações culturais e científicas, além de apoiar realizações de eventos de seus parceiros.

Um dos focos do Ibrachina é a inovação, em especial a utilização das tecnologias de smart cities. No ano passado, foi inaugurado o Ibrawork, hub de inovação do Instituto.

Através de seu programa de aceleração Esfera, o Ibrawork oferece oportunidades a startups brasileiras de internacionalização dos seus negócios. Essas novas tecnologias trazem avanços científicos.

O Ibrachina Challenge by Igloo Network é uma competição de startups que realizou recentemente sua oitava edição. Cada um dos eventos reuniu centenas de inscritos, premiando as melhores com a oportunidade de participarem das maiores feiras de inovação do mundo, como a RISE Hong Kong, Web Summit Lisboa, Tha Bitcoin Conference Miamai e  Gitex Global, em Dubai.

No campo cultural, merecem destaques as ações de apoio ao grupo Tang Yu. Com mais de 20 anos de história, conta com 70 integrantes. O grupo oferece aulas de dança para todas as idades, desde as crianças, até os idosos. Uma apresentação bastante tradicional é a Dança do Dragão e do Leão, muito executada em comemorações como Ano Novo Chinês e Festival da Primavera.

O Ibrachina também é parceiro do Ballet Paraisópolis. Fundada em 2012 pela bailarina, professora e coreógrafa Monica Tarragó, a companhia tem ajudado a transformar a realidade de centenas de jovens da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Atualmente, são 200 alunos beneficiados diretamente pelo projeto e uma lista de espera com mais de 2 mil inscrições.

O grupo musical baiano Olodum foi levado para São Paulo na celebração do Ano Novo Chinês em 2019 e o Ibrachina apoiou sua ida a Beijing, para tocar no Brazilian Day da China.

Também merece destaque o desfile de Escola de Samba Unidos de Vila Maria no Carnaval Paulista de 2020, que homenageou a China. O carnavalesco Cristiano Bara e o presidente da agremiação, Adilson José, passaram 45 dias na China para construir todo o conceito que permeou as alas do desfile. A realização do evento teve apoio do Ibrachina.

Compartilhar.