A história do Dia das Crianças na China começou na década de 1930, e costumava ser comemorado em 4 de abril. No entanto, a data foi alterada em 1949 com a instituição do “Dia Internacional da Criança”, quando a Federação Democrática das Mulheres estabeleceu a data de 1º de junho como uma data para chamar a atenção para o bem-estar e a proteção das crianças. Ao contrário dos festivais tradicionais chineses, ele sempre cai na mesma data, pois não é regido pelo calendário lunar.
Na China, o Dia das Crianças geralmente é focado nos alunos do ensino fundamental e médio, com até 14 anos. As comemorações variam. Muitas escolas realizavam apresentações de alunos e festas de classe, enquanto outras optam por comemorar com passeios ao parque ou algum museu.
Também é comum que empresas ofereçam promoções ou descontos, como filmes gratuitos ou entrada em alguns parques de diversões. Os alunos frequentam a escola apenas por meio período e o restante do dia é gasto em atividades de lazer. Hoje em dia, também é comum os pais darem brinquedos aos filhos no dia 1º de junho.
Além disso, alguns governos locais organizam celebrações para crianças de orfanatos nesse dia, tornando-o um sinônimo de diversão.