A China celebra o Dia do Professor em 10 de setembro. A tradição desta data comemorativa inclui cerimônias em homenagem aos professores nas escolas. Também é comum os professores receberem presentes dos diretores, alunos e pais de alunos.
A educação é muito valorizada na cultura chinesa. Por isso, o dia 10 de setembro reforça o profundo respeito que a sociedade tem pelos educadores.
A origem do Dia do Professor na China está ligada às festividades realizadas no período da dinastia Han (202 aC-220 dC). A data era celebrada no 27 dia do oitavo mês lunar, quando é lembrado o aniversário de Confúcio, o educador e filósofo mais influente da China.
Foram as ideias de Confúcio sobre educação são marcantes na história da nação. Em “Os Analectos”, sua obra mais famosa, ele explica a importância da educação tanto individual quanto coletiva, assegurando que a construção de sociedades efetivas dependia do acúmulo de conhecimento pelos indivíduos.
A educação na China atual
A China possui o maior sistema educacional do mundo. Segundo dados da OCDE divulgados em 2020, são 270 milhões de alunos, estudando em pouco mais de 500 mil escolas, ensinados por 16 milhões de professores.
O ciclo é parecido com o do Brasil. São 12 anos, considerando o fundamental e o ensino médio. Para ingressar na universidade, os estudantes fazem o Gaokao, prova de dois dias, similar ao Enem brasileiros. As universidades chinesas são em tempo integral, com os alunos morando nos campi.
O Ministério da Educação da República Popular da China supervisiona a educação em todo o país. Em 2019, divulgou um plano para o desenvolvimento da educação do país na próxima década, chamado “Modernização da Educação da China 2035”.
Com todos os investimentos feitos desde a década de 1970, a taxa de alfabetização na China atualmente é de 94%. O novo projeto visa estabelecer um sistema educacional mais moderno de aprendizagem, com oportunidades de aperfeiçoamento ao longo da vida, com educação profissional aprimorada desde as primeiras séries. A grande mudança será na chamada tecnologia educacional (EdTech), que inclui cursos na modalidade online, tendência crescente em todo o mundo.