Comemorado anualmente em 10 de novembro, o Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento lembra o papel importante da ciência na sociedade e a necessidade de envolvimento de todos nos debates sobre o desenvolvimento sustentável.
A data comemorativa criada pelas Nações Unidas em 1986 sublinha a importância e a relevância da ciência em nosso cotidiano. A data também está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030, que oferecem caminhos para um mundo mais justo, desenvolvido e pacífico.
O Ibrachina entende essa ligação direta entre ciência e tecnologia e o desenvolvimento. Desde sua fundação tem um compromisso público com a implementação da Agenda 2030 no Brasil e promove ações para acelerar sua implementação.
Conforme explica Thomas Law, presidente do Ibrachina, “as cidades inteligentes podem contribuir para a implementação da Agenda 2030, da ONU. O princípio balizador desse raciocínio é que as tecnologias digitais podem facilitar a vida diária das pessoas. O objetivo último é utilizá-las para mitigação de questões sociais complexas que há muito fazem parte da vida urbana cotidiana no Brasil”.
Sintonia com a Agenda 2030
O hub de inovação Ibrawork, que surgiu como um desdobramento do trabalho do Ibrachina, também trabalha na integração de ciência e desenvolvimento.
Uma de suas verticais é baseada no ODS 11, “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Afinal, um dos elementos centrais das tecnologias de smart cities é o desenvolvimento sustentável.
Outro projeto do Instituto nessa vertente é o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Ibrachina/Ibrawork, inaugurado em setembro de 2023. Ele funciona no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.
O trabalho do Centro está alinhado com a busca de soluções para acelerar o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), realizando pesquisas nas áreas da saúde, do agro e dos alimentos, de energia, das cidades inteligentes e da inteligência artificial.