O Willem C Vis East Moot de Arbitragem Internacional (Vis East Moot, como é mais conhecido) completa 20 anos em 2023. O evento, realizado anualmente em Hong Kong, na China, ocorrerá de forma presencial entre 19 e 26 de março.
A competição internacional de arbitragem terá a participação de mais de 30 equipes de faculdades de Direito, de quatro continentes. O objetivo do Moot é promover o estudo da arbitragem comercial internacional e treinar jovens para serem futuros líderes jurídicos em métodos de resolução alternativa.
O Instituto Sociocultural Brasil-China, o CIArb (Chartered Institute of Arbitrators) do Brasil e o CIArb do Leste da Ásia apoiam a realização do Moot. Além disso, lançaram o livro “Legal Sources”, que apresenta o case de uma discussão internacional simulada, que demanda a aplicação da Convenção de Viena de compra e venda de bens internacionalmente.
O material está disponível online e o download poder ser feito aqui.
Conforme explica Thomas Law, presidente do Ibrachina e doutor em Direito: “o Ibrachina e as demais instituições que apoiam a publicação do Legal Sources demonstram e fomentam o intercâmbio dos jovens operadores do Direito, ao mesmo tempo em que exercem um papel fundamental na capacitação da advocacia internacional”.
Law acredita que eventos como o Moot na China dão aos operadores brasileiros uma maior visão da advocacia no contexto mundial.
Cesar Pereira, Chartered Arbitrator e Fellow do Ciarb, ressalta que “além de todos os benefícios das competições, o Vis East Moot abre uma janela para estudantes e árbitros profissionais da América Latina experimentarem em primeira mão as diferenças culturais da resolução de disputas na Ásia”.
O Vis East Moot Competition é uma versão do Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot de Viena, mas focado no contexto asiático. Para mais informações, visite o site oficial.
Equipe brasileira vai competir na China
O Ibrachina está patrocinando a ida de uma equipe de estudantes de Direito da PUC-SP. Eles irão representar o Brasil no Moot Shanghai 2023, entre 14 e 17 de março.
Posteriormente, os estudantes brasileiros vão para a competição internacional de arbitragem Vis East Moot, em Hong Kong, de 19 e 26 de março.