O Ibrachina, em parceria com o CEDES (Centro de Estudos de Direito Econômico e Social) e o Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), promove no dia 11 de junho, às 18:30, o 5º Seminário Latin American Studies (LAS), com o tema “Desafios da Agenda 2030: paz, justiça e liberdade nos países latino-americanos”.
O encontro será realizado no Espaço de Eventos do Ibrawork, em São Paulo, e contará com a mediação do professor João Grandino Rodas, titular de Direito Internacional da USP, ex-reitor da universidade e presidente do CEDES.
A programação será transmissão pelo canal do Ibrachina no YouTube.
Serão abordados temas fundamentais para a construção de sociedades mais justas e resilientes, com três painéis principais:
Justicia transicional y derecho penal internacional: el caso colombiano
Paula Andrea Ramírez Barbosa – Doutora em Direito pela Universidade de Salamanca, ex-Procuradora-Geral na Colômbia e co-juíza da Suprema Corte do país.
Agenda 2030 e Objetivo 16: combate à violência e fortalecimento institucional
Thomas Law – Presidente do Ibrachina e do IBCJ, pós-doutorando na USP/FDRP e vice-presidente do CEDES.
Transição democrática brasileira: a legalidade da anistia nas sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos
Victor Gabriel Rodríguez – Professor livre-docente da USP/FDRP e coordenador do Ibrachina Latin American Studies.