Nesta terça-feira (8), o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) formalizou um acordo com a Xinhua News para intercâmbio de informações e reprodução de conteúdo nos canais de mídia do Instituto.
A agência de notícias chinesa Xinhua foi fundada na década de 1930. Possui correspondentes em 107 países, tendo mais de 10.000 funcionários. Diariamente, publica material em texto, áudio e vídeo em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, russo, português e alemão.
Estavam presentes na cerimônia virtual o presidente do Ibrachina, Thomas Law; o diretor da Agência Xinhua, Chen Weihua; o correspondente da Xinhua em São Paulo, Haoqwan Chen; e o diretor de comunicação do Ibrachina, Felipe Agne.
O diretor Chen Weihua destacou a relevância da parceria com o Ibrachina. Reconheceu o trabalho do Instituto e ressaltou o interesse de aproximar Brasil e China por meio da comunicação, abordando a área social, comercial e a constante troca de ideias.
Assegurando que a parceria colabora para a integração cultural sino-brasileira, Thomas Law reforçou que “existe um interesse mútuo e recíproco entre Ibrachina e Xinhua, para apresentar informações relevantes à sociedade brasileira sobre o que acontece na China e vice-versa”. Também presidente do Chinese Club de São Paulo, o empresário classificou o acordo como “uma relação de ganha-ganha, em um momento que o Brasil se torna um player internacional que recebe investimentos estrangeiros, em especial da China.
A Xinhua já cobriu eventos promovidos pelo Ibrachina e o site do Instituto já vinha reproduzindo material da agência, com destaque especial para a cobertura das Olimpíadas de Inverno Beijing 2022.