Nesta quinta-feira (17) foi realizada na sede do Ibrawork, em São Paulo, a sexta edição do “Ibrachina Challenge by IGLOO Network”, uma competição de startups promovida pelo Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) em conjunto com a aceleradora de negócios IGLOO Network.

Thomas Law, presidente do Ibrachina, abriu o evento explicando que, em parceria com a agência Xinhua, todo o conteúdo será traduzido e apresentado a possíveis investidores da China. Fundador do Ibrawork, Law foi um dos jurados do Challenge.

Também compuseram o júri Maurício Zanetti, da Igloo Network e Kryp.tools; Tânia Gomes, do Ibrawork Open Innovation; JP Luque, da AFS Capital e do BTG Pactual; Jennifer Chen, da JC Capital; Lucas Schoch, da Bitfy; Ivan Perez, do Grupo 2TM  e Mercado Bitcoin; Marcio Lino, da TIM Brasil e o empreendedor William Ou.

A programação contou com um keynote talk de Thomas Law, seguido dos “pitches”, onde cada startup teve quatro minutos para explicar seu projeto. Em seguida, cada candidato foi questionado pelos jurados e recebeu uma nota.

Inicialmente, estavam inscritas 400 startups. Todos os projetos foram analisados e 10   acabaram selecionados para a final: P2P Cripto, Mobi Up, Coins, Coinnekt, Dux Digital, Mushii, Stadium Go, Live Planet, Toke Imóveis e Dax.

Após as apresentações, foram somadas as notas dos jurados e escolhidos os melhores projetos. A Toke Imóveis ficou em primeiro lugar, e a suíte de tokenização de ativos Mobi Up terminou em segundo.

Foco no blockchain

O foco desta edição do Challenge é o blockchain e o uso de tecnologias associadas, como criptomoedas, tokenização, metaverso e NFTs.

Ressaltando que a escolha dessa ênfase se deu para acompanhar a tendência mundial de adoção de soluções baseadas em blockchain, Thomas Law lembrou que “esta é a era da revolução 4.0 e o Brasil precisa também fazer essa discussão”.

O empresário acredita que a competição sediada no Ibrawork ajudou a provar que temos boas startups brasileiras focadas em tecnologias de blockchain. “Este foi o primeiro evento do Ibrachina Challenge focado na tecnologia cripto, NFT, blockchain e metaverso, que é cada vez mais utilizada lá fora. O Brasil precisa estar mais perto destes encontros internacionais, que é o vamos ter participando da Bitcoin Conference”, destacou.

O vencedor da competição, Rafael Felcar, da Toke, comemorou muito. Como prêmio, ele participará da Bitcoin Conference, em Miami, juntamente com o Ibrachina e a Igloo Network.

“O evento foi super bem coordenado e com jurados de peso”, ressaltou. O empresário explica que, ao ser  convidada, sua empresa gostou muito da proposta da competição e por isso decidiu entrar, ficando muito feliz com o reconhecimento do trabalho. “A tecnologia é um caminho sem volta e a população em geral tende a usar. Nossa motivação foi gerar um projeto com impacto social relevante dentro da indústria imobiliária”, explica.

Rodrigo Caggiano, co-fundador e sócio da Mobi Up, que representou a empresa vice-campeã durante o Challenge, afirma que “o evento foi bem enriquecedor. Além do prêmio, pudemos aprender com os demais, pois o mundo de blockchain está só no início”. Ele acrescentou que vê muitas oportunidades de crescimento no futuro, pois “podemos tokenizar tudo e diminuir as diferenças, utilizando essa tecnologia que é maravilhosa”.

Confira o evento na íntegra aqui.

Sobre o Challenge

O Ibrachina Challenge by Igloo Network promove a conexão entre empreendedores, investidores e grandes corporates. O objetivo é impulsionar, fomentar e apresentar novas tecnologias e serviços através de networking e aprendizado. Ajuda a conectar as startups brasileiras com as maiores empresas e players do mercado mundial, além de conhecer potenciais investidores.

Nos outros anos a competição ajudou a conectar diversas startups com o ecossistema e ofereceu aos vencedores oportunidades de participação em eventos internacionais, como a RISE em Hong Kong, o Websummit em Lisboa, e a GITEX em Dubai. isso deu às empresas brasileiras acesso a conhecimento, inovação e possibilidade de geração de negócios.

Desta vez, o primeiro lugar recebeu a oportunidade de participar da Bitcoin Conference, que ocorre entre 6 e 9 de abril em Miami. O prêmio também inclui a passagem aérea e a hospedagem.

Além disso, os dois primeiros colocados receberão o “Passaporte Challenge”, que garante a entrada diretamente na  semifinal do próximo Ibrachina Challenge by IGLOO.NETWORK. Realizado no segundo semestre deste ano, a competição levará os finalistas para participarem da GITEX (Dubai) ou WebSummit (Lisboa).

Saiba mais sobre o Ibrachina Challenge by IGLOO Network.

 

Compartilhar.