A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (8), uma audiência pública sobre a “Cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e a China”. O presidente do Ibrachina, Thomas Law, integrou a mesa de honra e foi um dos palestrantes a convite do Legislativo Federal. A mesa foi presidida pela deputada Daiana Santos, vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também a integraram Carlos Matsumoto, Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; e Cláudia Trevisan, diretora-executiva do Conselho Empresarial Brasil-China.
Thomas destacou as ações do Ibrachina na área da inovação, como o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Ibrachina/Ibrawork (CPDI), que funciona no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. Também anunciou o Centro de Pesquisa que será lançado em breve em Beijing, numa parceria com a Universidade ZIBS, e estará aberto para pesquisadores brasileiros. Ele enfatizou que um dos focos do trabalho do Instituto são as tecnologias de smart cities, as “cidades inteligentes” e que o hub de inovação Ibrawork, fundado por ele, é o único do Brasil voltado para o tema.
“Quando tivermos as cidades brasileiras com certificados ISO que ajudam os municípios a se aprimorarem, vamos atrair investimentos do exterior, pois são padrões mundiais”, pontuou. Ainda segundo Thomas, o Brasil precisa de legislação sobre as smart cities, por isso “é muito importante a aprovação do projeto de lei PL 976/2021, que trata da Política Nacional das Cidades Inteligentes”.
O presidente apresentou sua visão sobre o papel do Instituto no fomento aos debates de alto nível. “Vamos realizar seminários e workshops. No ano que vem realizaremos uma série deles em parceria com a FIESP e a OAB Nacional, que tratará do tema de inteligência artificial nos tribunais, como já existe na China”, encerrou.
Na sequência, fizeram suas apresentações os deputados Fausto Pinato, Coordenador da Frente Parlamentar Brasil-China e da Frente Parlamentar do Congresso Nacional BRICS, e Daniel Almeida, do Grupo Parlamentar Brasil-China; e Herlon Alves Brandão, diretor da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX/MDIC). Também fizeram apresentações Rodrigo Mendes Araújo, chefe da Divisão de Mecanismos Políticos Regionais do Ministério das Relações Exteriores (DMR/MRE); e Yuan Jinyun, professor da Universidade Tecnológica de Dongguan, China, que falou por videoconferência.
Veja como foi: